Até 90% dos casos de AVC podem ser evitados com controle de fatores de risco

Hipertensão, diabete e colesterol alto estão entre os principais fatores de risco do AVC, uma das doenças que mais matam no Brasil e que pedem emergência no atendimento após os primeiros sintomas

 25/10/2022 - Publicado há 2 anos
Por

Logo da Rádio USP

Nesta edição da coluna Minuto do Cérebro, o professor Octávio Pontes Neto fala sobre o acidente vascular cerebral, o AVC, doença que, após a pandemia da covid-19, voltou ao posto de ser uma das primeiras causas de mortes no Brasil e que tem, no dia 29 de outubro, seu Dia Mundial de Combate.

Pontes Neto chama a atenção para o fato de o AVC ter prevenção, tratamento e reabilitação já consagrados pela medicina. E lembra que até 90% dos casos de AVC podem ser evitados com o controle adequado dos fatores de risco, como a hipertensão, diabete e colesterol alto, fatores que podem ser administrados com dieta saudável, exercícios físicos regulares e acompanhamento médico.

Sintomas como fraqueza ou dormência súbita de um lado do corpo, dificuldade súbita para falar, andar e enxergar, além de uma cefaleia explosiva, podem indicar um acidente vascular cerebral. Nesses casos, o indivíduo deve procurar atendimento médico o quanto antes. “Se o paciente chegar rapidamente ao hospital, o tratamento pode ser administrado para reduzir sequelas”, afirma o professor.

Pontes Neto comenta ainda sobre a importância de seguimento com um neurologista após sofrer um AVC. A causa da doença, diz o professor, deve ser investigada para descobrir sua origem, o que permite estabelecer estratégias para evitar um segundo evento. Além disso, o médico encaminhará o paciente para ajustar o melhor tratamento de reabilitação, que deve ser feita de forma multidisciplinar.


O minuto do Cérebro
A coluna O minuto do Cérebro, com o professor Octávio Pontes Neto, vai ao ar quinzenalmente,  terça-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.