Colunista comenta projeto de diplomacia ambiental

De acordo com Rubens Barbosa, o projeto, que conta com a colaboração de um grupo de professores da USP, trabalha em duas frentes para tentar evitar prejuízos para o Brasil

 13/10/2020 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna Diplomacia e Interesse Nacional desta semana, o embaixador Rubens Barbosa discute sobre o projeto Diplomacia Ambiental, do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Irice), junto com professores da USP, e sua utilidade no debate sobre política ambiental. Segundo o colunista, as políticas econômicas na Europa e nos Estados Unidos para a reconstrução do país americano, caso Biden vença, incluem fortemente a política ambiental, por isso, “é importante que nós examinemos maneiras de evitar que essa pressão externa e essas medidas prometidas possam acarretar prejuízos para os interesses econômicos, financeiros e comerciais brasileiros”.

Pensando nessa problemática, o projeto trabalha em duas frentes: em um levantamento de todos os compromissos assumidos pelo Brasil nos acordos de meio ambiente e mudança de clima desde 1992 e, paralelamente a isso, analisando o grau de cumprimento desses compromissos pelo Brasil. Segundo o colunista, o foco do exterior está na Amazônia, em vista do desmatamento, das queimadas, garimpo ilegal e tratamento dado às comunidades indígenas. “Não se trata de uma campanha movida no exterior contra o Brasil, mas uma reação no exterior ao que está acontecendo aqui no Brasil, já que a política ambiental é um tema global, interessa a todos, e o Brasil precisa recuperar a sua credibilidade para defender esses interesses concretos.”

Ouça a coluna na íntegra pelo player acima.


Diplomacia e Interesse Nacional
A coluna Diplomacia e Interesse Nacional, com o professor Rubens Barbosa, no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.