Nesta coluna, o dia 1º de outubro, que será no domingo, é um dia de muita comemoração. Provavelmente passará até despercebido, mas vai ser no dia 1º de outubro que vai começar uma coisa, que é uma nova sigla, ainda bem desconhecida, mas que logo vai entrar aí, no dia a dia, que é CBAM – a letra C, a letra B, a letra A e a letra M, CBAM. Não sei como a gente vai falar, mas isso são as iniciais, no caso em inglês, de um mecanismo de ajuste de carbono na fronteira.
Na verdade, nós poderíamos simplesmente chamar isso de taxa carbono, ou, como alguns chamam, de taxa de carbono. A União Europeia decidiu há algum tempo que vai ter essa taxa e eu vou tentar explicar melhor a lógica e como é que funciona, mas é só dizer que ela decidiu que, no dia 1º de outubro, começaria um período de ajuste […] vai ser uma taxa a ser paga por importações de produtos os mais variados, mas, no caso, inicialmente vai afetar principalmente minérios […] o pagamento efetivo da taxa só vai começar em 2026, mas as empresas que vão exportar para Europa já vão ter algum custo imediato.
Sustentáculos
A coluna Sustentáculos, com o professor José Eli da Veiga, vai ao ar quinzenalmente quinta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção na Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.