Ciência USP #38: Euclides da Cunha e a Amazônia do começo do século 20
Neste episódio, conversamos com o pesquisador José Bento Camassa, autor da dissertação “Os icebergs e os seringais: representações e projetos políticos nos relatos de viagem de Roberto Payró sobre a Patagônia (1898) e de Euclides da Cunha sobre a Amazônia (1904-1905)”
Ciência USP #38: Euclides da Cunha e a Amazônia do começo do século 20
/
Share
Link
Embed
No retorno do Ciência USP, o assunto é uma pesquisa inédita que analisou relatos de viagens dos escritores Euclides da Cunha e Roberto Payró, enviados à Amazônia brasileira e à Patagônia, na Argentina, no começo do século 20.
A dissertação de mestrado foi escrita pelo historiador José Bento Camassa e orientada pela professora Stella Maris Franco Vilardaga, do Programa de Pós-Graduação em História Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.
Reportagem: Elaine Alves
Produção e Edição de Som: Denis Pacheco
Política de uso A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.