Nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2020, o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), apresentou três obras do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750): o Prelúdio e Fuga em Fá Menor (BWV 534), a Suíte Francesa Número 4 em Mi Bemol Maior (BWV 815) e a cantata Ich bin in mir vergnügt, “Eu estou satisfeito comigo” (BWV 204).
A cantata apresentada no programa é uma das chamadas cantatas seculares, aquelas compostas para outras finalidades que não o louvor a Deus, como um casamento ou uma festa. Composta em 1726 ou 1727, em Leipzig, essa obra utiliza uma só voz, a voz soprano. Com origem desconhecida, ela parece ter sido destinada a uma apresentação doméstica, em círculos familiares ou de amigos, como sugere o musicólogo alemão Alfred Dürr, que também sintetiza o tema da cantata: é um convite à satisfação e ao autocontentamento; a ambição dos descontentes por fama e riquezas é débil e desprovida de sentido.
Manhã com Bach é transmitido pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet (www.jornal.usp.br/radio). E, a partir de agora, você também pode ouvir o programa em seu agregador de podcast favorito.
As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis na página do Jornal da USP.
Veja o feed completo do programa Manhã com Bach e conheça os outros podcasts do Jornal da USP: https://jornal.usp.br/podcasts.