Manhã com Bach #2 – Programa apresenta uma das cantatas seculares de Bach

Programa apresenta o Prelúdio e Fuga em Fá Menor (BWV 534), a Suíte Francesa Número 4 em Mi Bemol Maior (BWV 815) e a cantata Ich bin in mir vergnügt, “Eu estou satisfeito comigo” (BWV 204), obras interpretadas, respectivamente, pelo organista alemão Christian Barthen, pelo cravista francês Christophe Rousset e pela Orquestra Barroca de Amsterdan e Coro, com participação da soprano Lisa Larsson e regência de Ton Koopman

Por - Editorias: - URL Curta: jornal.usp.br/?p=303175

Manhã com Bach #2 – Programa apresenta uma das cantatas seculares de Bach
Manhã com Bach - USP

 
 
00:00 / 1:00:54
 
1X
 

Nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2020, o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), apresentou três obras do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750): o Prelúdio e Fuga em Fá Menor (BWV 534), a Suíte Francesa Número 4 em Mi Bemol Maior (BWV 815) e a cantata Ich bin in mir vergnügt, “Eu estou satisfeito comigo” (BWV 204).

A cantata apresentada no programa é uma das chamadas cantatas seculares, aquelas compostas para outras finalidades que não o louvor a Deus, como um casamento ou uma festa. Composta em 1726 ou 1727, em Leipzig, essa obra utiliza uma só voz, a voz soprano. Com origem desconhecida, ela parece ter sido destinada a uma apresentação doméstica, em círculos familiares ou de amigos, como sugere o musicólogo alemão Alfred Dürr, que também sintetiza o tema da cantata: é um convite à satisfação e ao autocontentamento; a ambição dos descontentes por fama e riquezas é débil e desprovida de sentido.

Manhã com Bach é transmitido pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet (www.jornal.usp.br/radio). E, a partir de agora, você também pode ouvir o programa em seu agregador de podcast favorito.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis na página do Jornal da USP.

Veja o feed completo do programa Manhã com Bach e conheça os outros podcasts do Jornal da USP: https://jornal.usp.br/podcasts.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.