Cidades turísticas lutam contra aumento de visitantes

Raquel Rolnik comenta os protestos de moradores em Barcelona em defesa da qualidade de vida, movimento que tem se tornado mais frequentes em outros locais turísticos

 Publicado: 11/07/2024

Logo da Rádio USP

Na coluna desta semana, a professora Raquel Rolnik comenta as manifestações contrárias ao excesso de turistas em cidades ao redor do mundo. Em Barcelona, na Espanha, o grande número de visitantes vem se tornando um problema, o que provocou protestos de moradores contra o que eles consideram ser uma invasão. “Não é novidade essa guerra entre moradores e turistas em Barcelona. Pelo menos desde 2014, eu diria há uns dez anos, tem tido essa questão […]. É o segundo destino turístico mundial logo depois da França e houve uma espécie de tomada da cidade pelo turismo e portanto morar na cidade começou a ficar uma coisa completamente impossível.”

A professora explica que a transformação de Barcelona em um destino turístico é relativamente recente. Na Olimpíada de 1992 a cidade se vendeu ao mundo como uma cidade moderna, que transformou sua infraestrutura. “Na verdade esse destino foi criado por um projeto urbanístico, um plano urbanístico, e a partir daí teve uma enorme explosão na cidade em termos de destino e explosão de preço de valor de aluguel. E aí foi ficando cada vez mais difícil para as pessoas viverem.” Isso acontece porque residentes e pessoas interessadas em morar na cidade simplesmente não conseguem mais pagar por um apartamento, o que torna a situação um fator de desigualdade.

“Proibiram o Airbnb, alguns anos antes também proibiram alugar quartos, foram várias medidas sucessivas difíceis de ser implementadas.” Muitos ainda argumentam que essa nova medida vai gerar desemprego e pobreza na região. Também podem, além disso, aumentar o número de apartamentos de temporada ilegais. “Essa é uma questão que está colocada em Barcelona, mas também para muitos outros lugares.” Raquel diz que a questão agora é o equilíbrio entre atrair turista e poder ser uma cidade boa para morar.


Cidade para Todos
A coluna Cidade para Todos, com a professora Raquel Rolnik, vai ao ar quinzenalmente quinta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.