USP vai estreitar parceria acadêmica e científica com a Universidade de Turim

Publicado: 15/07/2024
O reitor da Universidade de Turim, Stefano Geuna (à esquerda), e o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, assinam o acordo em cerimônia com a presença do presidente da Itália, Sergio Matarella (em pé, à esquerda), e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva -

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, e o reitor da Universidade de Turim, Stefano Geuna, assinaram, no dia 15 de julho, um memorando de entendimento que visa promover a cooperação acadêmica e científica no âmbito das respectivas Faculdades de Medicina.

O documento prevê a promoção de intercâmbio de docentes e pesquisadores e de cursos e disciplinas compartilhadas, além do desenvolvimento de projetos de pesquisa nas áreas de saúde pública, pediatria, cirurgia médica, neurociências, biotecnologia molecular, oncologia, entre outras.

A cerimônia de assinatura foi realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, como parte da programação da visita do presidente da Itália, Sergio Mattarella, ao Brasil. Na capital federal, Mattarella foi recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os chefes de Estado trocaram avaliações sobre temas como o diálogo entre a presidência brasileira do G20 e a presidência italiana do G7; a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza; e a reforma das instituições de governança global.

Stefano Geuna e Carlos Gilberto Carlotti Junior -
Foto: Ricardo Stuckert / PR

“Foi um prazer para a USP assinar este convênio com a Universidade de Turim na presença dos presidentes Lula e Mattarella. O convênio envolve, inicialmente, nossa Faculdade de Medicina, mas esperamos que, em um futuro breve, ampliemos os acordos, considerando que a instituição italiana possui mais de 81 mil alunos de graduação e de pós-graduação”, destacou o reitor da USP. “Um dos temas salientados pelos presidentes foi a presença da enorme colônia italiana no Brasil, na qual eu me incluo”, brincou Carlotti. A visita do chefe de Estado italiano se realiza no contexto das comemorações do 150º aniversário da imigração italiana ao Brasil.

Para a diretora da Faculdade de Medicina da USP, Eloísa Bonfá, “a parceria com a Universidade de Turim será importante para reforçar as atividades acadêmicas e de pesquisa das duas instituições”. A professora salienta que, em breve, convênios deverão ser assinados para cada atividade específica da cooperação.

Fundada em 1404, a Universidade de Turim oferece 71 cursos de graduação e 87 de pós-graduação, além de 30 programas internacionais de duplo diploma e programas de graduação conjunta.

Atualmente, a USP possui 62 convênios e acordos com universidades italianas. Com a Universidade de Turim, a Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP mantém parceria com o Departamento de Filosofia e Ciência da Educação.