USP é a melhor universidade ibero-americana, segundo ranking chinês

Classificada no grupo 101-150, a Universidade mantém a liderança entre as instituições da América Latina, Portugal e Espanha

Texto: Erika Yamamo

Arte: Simone Gomes

Publicado: 15/08/2024     Atualizado: 16/08/2024 as 12:25

Praça do relógio – Foto: Cecília Bastos/Usp Imagens

A USP é uma das 150 melhores universidades do mundo, segundo o Academic Ranking of World Universities 2024 (ARWU), divulgado hoje, dia 15 de agosto, pela consultoria chinesa Shanghai Ranking Consultancy. O ranking avaliou mais de 2.500 instituições e classificou as mil melhores.

A Universidade Harvard manteve a liderança do ranking pelo 22º ano consecutivo, seguida pela Universidade Stanford e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês). Com exceção das universidades inglesas de Cambridge (4ª posição) e de Oxford (6ª posição), todas as demais instituições que ocupam os dez primeiros lugares são norte-americanas. A USP continua sendo a universidade ibero-americana mais bem colocada.

Ao todo, 18 instituições brasileiras foram classificadas. Além da USP, tiveram destaque na classificação geral a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no grupo entre a 401ª e a 500ª posição.

Publicado desde 2003, o Academic Ranking of World Universities (ARWU) é considerado um dos precursores dos rankings universitários. A classificação utiliza seis indicadores para avaliar as instituições, incluindo o número de ex-alunos e docentes ganhadores de Prêmios Nobel, número dos pesquisadores mais citados, número de artigos publicados nas revistas Nature e Science, número de artigos indexados no Science Citation Index – Expanded e no Social Sciences Citation Index e o desempenho de pesquisa per capita relativamente ao tamanho da instituição.

Mais informações sobre o ranking podem ser obtidas na página do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) da USP.

Academic Ranking of World Universities 2024

posiçãouniversidadespaís