Montagem sobre matérias dos jornais Estadão e Folha de S. Paulo e TVs Cultura e Globo

Reportagens repercutem conquista da USP com a inclusão de mais de 50% de alunos de escolas públicas

Jornais e emissoras de televisão nacionais veicularam matérias sobre o tema

11/06/2021
Por Adriana Cruz

A conquista histórica da USP que, em 2021, registrou o índice de 51,7% de alunos matriculados oriundos de escolas públicas em seus cursos de graduação e, dentre eles, 44,1% autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI), teve grande repercussão entre os veículos de imprensa nacionais.

O jornal O Estado de S. Paulo, em sua edição dominical, no dia 6 de junho, destacou a mudança histórica no perfil dos cursos de graduação. “É a primeira vez que isso ocorre desde que a instituição passou a registrar o perfil dos ingressantes, em 1995”, diz a matéria.

“Das 10.992 vagas preenchidas, 51,7% foram ocupadas pelos alunos que estudaram na rede pública. Há mais de dez anos, o índice geral ficava em cerca de 25%, sendo bem menor nos cursos mais concorridos”, complementa.

No dia 8 de junho, editorial do mesmo jornal afirmou que “graças a esse plano, o perfil socioeconômico dos alunos da maior e mais importante universidade do País, até então considerada uma instituição para os filhos da alta burguesia e da classe média alta, vem mudando significativamente. Em 2021, por exemplo, 49,4% dos calouros têm uma renda familiar bruta entre um e cinco salários mínimos e 54,6% têm renda acima de cinco salários mínimos. Em 2019, esses índices foram de 47,5% e de 55%, respectivamente. Além disso, o número de calouros com renda familiar de até um salário mínimo (R$ 1.100) passou de 2,9%, em 2020, para 4,6%, neste ano”.

+ Mais

Conjunto Residencial está na rota de mudanças da USP

Uma nova USP, inclusiva e diversa

Em 2021, USP tem mais de 50% de alunos ingressantes vindos de escolas públicas

A Folha de S. Paulo deu destaque ao tema com a matéria “USP tem maioria de novos alunos vindos da escola pública”, publicada no dia 8 de junho. “Professores relatam que a maior diversidade na USP tem se refletido nos debates em sala de aula, uma vez que os novos alunos trazem cada vez mais questões relacionadas à sua experiência, mudando o debate sobre temas como o racismo e a vivência das periferias”, ressalta o texto.

As emissoras de TV – TV Globo, Globonews, TV Cultura e CNN – também repercutiram o assunto, mostrando a importância do ingresso em uma universidade como a USP na vida desses novos alunos.

Os veículos de comunicação se pautaram pela reportagem divulgada no Jornal da USP no dia 28 de maio (clique nas imagens abaixo para ampliá-las).