Reitor da USP é um dos agraciados com a Medalha Mérito Tamandaré

A cerimônia de entrega da condecoração foi realizada no dia 13 de dezembro, no Museu do Ipiranga, como parte das comemorações pelo Dia do Marinheiro

14/12/2023 - Publicado há 7 meses
A cerimônia de entrega da condecoração foi realizada no Museu do Ipiranga – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior foi um dos agraciados com a Medalha Mérito Tamandaré da Marinha do Brasil. A solenidade de entrega da condecoração foi realizada na noite de ontem, dia 13 de dezembro, no Museu do Ipiranga, como parte das comemorações do Dia do Marinheiro – data do nascimento do Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré, patrono da Marinha do Brasil.

Criada em 1957, a Medalha Mérito Tamandaré destina-se a homenagear autoridades, instituições e personalidades civis e militares, que tenham prestado relevantes serviços na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil, honrando seus feitos ou realçando seus vultos históricos.

Além do reitor da USP, cerca de 40 autoridades foram agraciadas com a medalha em São Paulo, pelo Comando do 8º Distrito Naval. Entre os homenageados estão o ex-reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Carlos Alberto Vogt; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), desembargador Ricardo Mair Anafe; o Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica de Aramar; e a Fundação Conrado Wessel.