Programa Ecos: espaço de escuta, cuidado e orientação em saúde mental na Universidade

Localizada no Favo 22 das Colmeias, a sede do Programa Ecos é um espaço para acolhimento e orientação das demandas de saúde mental da comunidade universitária

25/10/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 27/10/2022 as 18:36
(Da esq. p/ dir.) O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, a vice-reitora Maria Arminda Arruda e a pró-reitora de Inclusão e Pertencimento, Ana Lúcia Duarte Lanna – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Na tarde desta segunda-feira, dia 24 de outubro, a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) inaugurou a sede do Programa Ecos – Escuta, Cuidado e Orientação em Saúde Mental, uma iniciativa da Universidade que oferecerá acolhimento e orientação para as demandas de saúde mental de toda a comunidade universitária.

“A saúde mental é uma de nossas prioridades e, com a inauguração deste espaço, estamos implementando um projeto de saúde mental estruturado e institucional. Esse é um primeiro Ecos e tenho a certeza de que ele se multiplicará em vários ecos dentro da Universidade”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, na inauguração do novo espaço.

Carlotti também ressaltou a intenção de manter uma estrutura de acolhimento inicial em todas as unidades e de criar um Dia de Saúde Mental da USP, voltado para a discussão da saúde mental e das maneiras de identificação de problemas psicológicos.

Também prestigiaram a cerimônia de inauguração da sede do programa Ecos a vice-reitora, Maria Arminda do Nascimento Arruda, a pró-reitora de Inclusão e Pertencimento, Ana Lúcia Duarte Lanna, a pró-reitora adjunta da PRIP, Miriam Debieux Rosa, dirigentes, servidores e estudantes.

Uma política de saúde mental

Segundo o diretor da Coordenadoria de Saúde Mental e Bem-Estar Social da PRIP, Ricardo Rodrigues Teixeira, “o Programa Ecos é uma das ações mais importantes da política de saúde mental da PRIP. Ele se coloca, na Cidade Universitária, como um lugar de escuta e acolhimento, uma porta aberta para qualquer pessoa da comunidade uspiana que apresente alguma forma de sofrimento e mal-estar psíquico”.

A escuta é realizada por uma equipe especializada composta por dois psicólogos, três assistentes sociais e um enfermeiro com treinamento em saúde mental. Além desses profissionais, a equipe também conta com 12 bolsistas de graduação do Programa Unificado de Bolsas (PUB), que estão sendo treinados para serem escutadores. O Ecos também deve articular uma rede de cuidados em saúde mental baseada no território, mobilizando recursos dos campi, da USP, do Sistema Único de Saúde (SUS), de outras políticas públicas e da sociedade.

“Uma outra proposta da política de saúde mental é o treinamento e a formação de membros da comunidade universitária que se dispõem a atuar como escutadores em suas unidades, compondo o que estamos chamando de brigadas de saúde mental”, explicou Teixeira.

Bolsistas treinados do Programa Unificado de Bolsas prestam o acolhimento e a escuta – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A sede do Programa Ecos está localizada no Favo 22 das Colmeias, próxima ao bloco C do Crusp, e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Para saber mais sobre os objetivos do Ecos e as próximas ações da Coordenadoria de Saúde Mental e Bem-Estar Social, acesse o site da PRIP.