A terceira edição do evento USP Pensa Brasil 2024 tem o tema COP 30: Desafios para o Brasil e será realizada entre os dias 12 e 16 de agosto, no Espaço Brasiliana. O primeiro dia será marcado pelo encontro entre universidades, a apresentação de livro e dos dados do Censo USP de Sustentabilidade e será finalizado com uma conferência.
Com a proximidade da Cúpula Climática da Organização das Nações Unidas (COP) 30, a ser realizada em novembro de 2025, na cidade de Belém, Pará, o meio ambiente emerge como temática inescapável para qualquer reflexão sobre o futuro do País, além dos claros sinais da aceleração das mudanças climáticas. No ano que vem, o Brasil terá a chance de reforçar internacionalmente sua liderança sobre a pauta ambiental, como a oportunidade de sedimentar projetos voltados para a preservação do meio ambiente e de combate às mudanças climáticas. A pauta ambiental assume, nesse sentido, uma posição transversal, intervindo nos projetos de crescimento econômico, em políticas de combate à pobreza, de promoção da justiça e da democracia ambiental.
A abertura será às 16h do dia 12 de agosto, com a participação do reitor e da vice-reitora da USP, respectivamente, Carlos Gilberto Carlotti Junior e Maria Arminda do Nascimento Arruda. Em seguida, o reitor da USP e o reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA) – localizada no Estado que sediará a COP 30 –, Emmanuel Zagury Tourinho, participam do encontro Universidades pelo Clima, no qual vão reiterar a necessidade de integração de instituições de ensino e pesquisa em defesa do meio ambiente.
Apresentações
Depois, Maria Arminda, que também é a coordenadora-geral do USP Pensa Brasil, vai apresentar os dados preliminares do Censo USP de Sustentabilidade, realizado no primeiro semestre deste ano entre professores e pesquisadores da USP. O objetivo foi sistematizar informações sobre projetos desenvolvidos na Universidade em torno das temáticas ambientais.
Também haverá a apresentação do livro Impacto das ciências ambientais na Agenda 2030 da ONU. Volume II: Clusters temáticos, de autoria de Carlos Alberto Cioce Sampaio, Arlindo Philippi Junior e Maria do Carmo Martins Sobral. A obra foi lançada em 2023, no formato digital, e está disponível no Portal de Livros Abertos da USP.
Assim como no primeiro volume publicado, a obra busca evidenciar que a produção científica da Universidade, com ênfase na pós-graduação em ciências ambientais, pode fomentar ações que impactam positivamente a sociedade e se relacionam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Organizados a partir de clusters temáticos, cada capítulo indaga sobre um viés da Ciência Ambiental e alguns de seus impactos sociais. Nesse sentido, se evidenciam os benefícios de uma relação de troca entre a Universidade e a sociedade, objetivo primordial do USP Pensa Brasil.
Publicado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, o livro conta com a edição de três acadêmicos ligados à Universidade. Carlos Alberto Sampaio, professor de Desenvolvimento Regional da Universidade Regional de Blumenau (FURB), colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ambiente, Saúde e Sustentabilidade e professor visitante do IEA, ambos na USP. Arlindo Philippi Junior, professor da Faculdade de Saúde Pública, chefe do Gabinete do Reitor e membro titular do Conselho Deliberativo do Interdisciplinarity Investigation Center on Climate Change (Incline-USP), atua no IEA e é coordenador-geral do Programa Eixos Temáticos. Já Maria do Carmo Sobral é professora da Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pesquisadora colaboradora no IEA.
Conferência
O primeiro dia de atividades termina com a conferência do seminário USP Pensa Brasil, às 19h30, que tem o tema O Brasil e a COP 30, com a presença da ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Brasil, Marina Silva, e do climatologista Carlos Nobre, referência mundial em estudos sobre mudanças climáticas.
“É com grande satisfação que informo nossa decisão de realizar a COP de 2025 na Amazônia brasileira, um bioma essencial para conter o aquecimento global”, afirmou a ministra em seu discurso na sessão plenária da COP 28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em 11 de dezembro de 2023, quando o Brasil foi formalmente escolhido para sediar a COP 30. “Estou especialmente tocada pela indicação da Amazônia, onde nasci e cresci, para receber esta conferência”, disse.
Por sua vez, Nobre já havia demonstrado ser um entusiasta de que o País sediasse o evento da ONU ainda quando a COP 30 no Brasil era apenas uma ideia. “[A ideia de ser sede da COP] É muito boa porque faz a gente olhar para frente. Com uma COP daqui a três anos, vamos lutar muito para reduzir enormemente o desmatamento e aí o Brasil vai ser um grande líder, talvez um dos maiores do mundo”, declarou o climatologista após o final do evento promovido por governadores da Amazônia Legal na COP 27, em novembro de 2022, no Egito.
O USP Pensa Brasil é uma iniciativa da Vice-Reitoria da USP, que conta com programação de vários órgãos da Universidade: Reitoria, Vice-Reitoria, Pró-Reitorias, museus e institutos.
Todas as atividades são gratuitas e abertas aos interessados em geral. Serão fornecidos certificados de participação para os inscritos nos seminários e debates. A programação completa do evento e mais informações estão disponíveis no site do USP Pensa Brasil.
Clique neste link para conferir a transmissão.