Primeiro dia do “USP Pensa Brasil” reúne universidades, governo e pesquisadores em prol do clima

No evento, também serão apresentados dados preliminares do Censo USP de Sustentabilidade, realizado no primeiro semestre deste ano

Publicado: 31/07/2024

A terceira edição do evento USP Pensa Brasil 2024 tem o tema COP 30: Desafios para o Brasil e será realizada do dia 12 a 16 de agosto, no Espaço Brasiliana. O primeiro dia será marcado pelo encontro entre universidades, a apresentação de livro e dos dados do Censo USP de Sustentabilidade e será finalizado com uma conferência.

Com a proximidade da Cúpula Climática da Organização das Nações Unidas (COP) 30, a ser realizada em novembro de 2025, na cidade de Belém, Pará, o meio ambiente emerge como temática inescapável para qualquer reflexão sobre o futuro do País, além também dos mais claros sinais da aceleração das mudanças climáticas. No ano que vem, o Brasil terá a chance de reforçar internacionalmente sua liderança sobre a pauta ambiental, como a oportunidade de sedimentar projetos voltados para a preservação do meio ambiente e de combate às mudanças climáticas. A pauta ambiental assume, nesse sentido, uma posição transversal, intervindo nos projetos de crescimento econômico, em políticas de combate à pobreza, de promoção da justiça e da democracia ambiental.

A abertura será às 16h, com a participação do reitor e da vice-reitora da USP, respectivamente, Carlos Gilberto Carlotti Junior e Maria Arminda do Nascimento Arruda. Em seguida, o reitor da USP e o reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA) – localizada no estado que sediará a COP 30 –, Emmanuel Zagury Tourinho, participam do encontro Universidades pelo Clima, no qual vão reiterar a necessidade de integração de instituições de ensino e pesquisa em defesa do meio ambiente.

Cerimônia de Anúncio Oficial da Realização da COP 30 – Foto: Ricardo STuckert / Divulgação/Agência Pará

Apresentações

Depois, Maria Arminda, que também é a coordenadora geral do USP Pensa Brasil, vai apresentar os dados preliminares do Censo USP de Sustentabilidade, realizado no primeiro semestre deste ano entre professores e pesquisadores da USP. O objetivo foi sistematizar informações sobre projetos desenvolvidos na Universidade em torno das temáticas ambientais.

Impacto das ciências ambientais na Agenda 2030 da ONU. Vol. 2: Clusters temáticos

Também haverá a apresentação do livro Impacto das ciências ambientais na Agenda 2030 da ONU. Volume II: Clusters temáticos, de autoria de Carlos Alberto Cioce Sampaio, Arlindo Philippi Junior e Maria do Carmo Martins Sobral. A obra foi lançada em 2023, no formato digital, e está disponível no Portal de Livros Abertos da USP.

Assim como no primeiro volume publicado, a obra busca evidenciar que a produção científica da Universidade, com ênfase na pós-graduação em ciências ambientais, pode fomentar ações que impactam positivamente a sociedade e se relacionam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Organizados a partir de clusters temáticos, cada capítulo indaga sobre um viés da Ciência Ambiental e alguns de seus impactos sociais. Nesse sentido, se evidenciam os benefícios de uma relação de troca entre a Universidade e a sociedade, objetivo primordial do USP Pensa Brasil.

Publicado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, o livro conta com a edição de três acadêmicos ligados à Universidade. Carlos Alberto Sampaio, professor em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional de Blumenau (FURB), colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ambiente, Saúde e Sustentabilidade e professor visitante do IEA, ambos na USP. Arlindo Philippi Junior, professor da Faculdade de Saúde Pública, chefe do Gabinete do Reitor, membro titular do Conselho Deliberativo do Interdisciplinarity Investigation Center on Climate Change (Incline-USP), atua no IEA e é coordenador-geral do Programa Eixos Temáticos. Já Maria do Carmo Sobral é professora da Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pesquisadora colaboradora no IEA.

Marina Silva – Foto: World Economic Forum/Sandra Blaser/ASCOM MMA

O primeiro dia de atividades termina com a conferência do seminário USP Pensa Brasil, às 19h30, que tem o tema O Brasil e a COP 30, com a presença da ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Brasil, Marina Silva, e do climatologista Carlos Nobre, referência mundial em estudos sobre mudanças climáticas.

“É com grande satisfação que informo nossa decisão de realizar a COP de 2025 na Amazônia brasileira, um bioma essencial para conter o aquecimento global”, afirmou a ministra em seu discurso na sessão plenária da COP 28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, quando o Brasil foi formalmente escolhido para sediar a COP 30, em 11 de dezembro de 2023. “Estou especialmente tocada pela indicação da Amazônia, onde nasci e cresci, para receber esta conferência”, disse.

Carlos Nobre – Foto: Divulgação / IEA

Por sua vez, Nobre já havia demonstrado ser um entusiasta do País sediar o evento da ONU ainda quando a COP 30 no Brasil era uma ideia. “[A ideia de ser sede da COP] É muito boa porque faz a gente olhar para frente. Com uma COP daqui a três anos, vamos lutar muito para reduzir enormemente o desmatamento e aí o Brasil vai ser um grande líder, talvez um dos maiores do mundo”, declarou o climatologista após o final do evento promovido por governadores da Amazônia Legal na COP 27, em novembro de 2022, no Egito.

O USP Pensa Brasil é uma iniciativa da Vice-Reitoria da USP, que conta com programação de vários órgãos da Universidade: Reitoria, Vice-Reitoria, Pró-Reitorias, museus e institutos.

Todas as atividades são gratuitas e abertas aos interessados em geral. Serão fornecidos certificados de participação para os inscritos nos seminários e debates. A programação completa do evento e mais informações estão disponíveis no site do USP Pensa Brasil.