Presidente do CNPq, Ricardo Galvão, participa de simpósio do Instituto de Física

Ricardo Galvão, que também é docente aposentado do Instituto de Física da USP, falou sobre o futuro e os principais desafios do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico

 25/04/2023 - Publicado há 1 ano
Por
Presidente do CNPq e docente aposentado do Instituto de Física, Ricardo Galvão – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e professor aposentado do Instituto de Física (IF) da USP, Ricardo Galvão, foi um dos palestrantes do 2º Simpósio da Pós-Graduação do Instituto de Física, que aconteceu nesta segunda-feira, dia 24 de abril.

Desde o início do ano à frente da principal agência de fomento à ciência do governo federal, Galvão falou sobre a importância do CNPq, que completa 72 anos de existência em 2023, a definição dos projetos estratégicos, o investimento em pesquisa científica no Brasil e a interação do CNPq com outras agências de fomento como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e as Fundações de Amparo à Pesquisa dos Estados (Fapes).

Galvão também fez uma homenagem especial a Aldo Felix Craievich, docente aposentado do Departamento de Física Aplicada do IF, que faleceu ontem aos 84 anos.

Em seguida, o pró-reitor de Pós-Graduação da USP, Márcio de Castro Silva Filho, falou sobre o panorama atual da pós-graduação na USP, no Brasil e no mundo, as novas habilidades na formação discente, a internacionalização e a proposta de um novo modelo de pós-graduação que está sendo apresentada e debatida no Conselho Nacional de Educação.

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior participou da abertura do 2º Simpósio da Pós-Graduação do Instituto de Física – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

“As agências de fomento, como o CNPq e a Fapesp, e as universidades precisam atuar mais em conjunto para otimizar os recursos e potencializar os resultados obtidos pelas políticas de incentivo e os investimentos realizados. Cada um tem seu papel, mas podemos trabalhar juntos para definir prioridades nacionais”, lembrou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, aproveitando as presenças do presidente do CNPq e também de Márcio de Castro Silva Filho, que assumirá o cargo de diretor-científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) a partir do dia 27 de abril.

O 2º Simpósio da Pós-Graduação do Instituto de Física contou com a participação do diretor do IF, Manfredo Harri Tabacniks; do ex-pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto; de pesquisadores e docentes do instituto.

Prêmios da Pós-Graduação do Instituto de Física

Encerrando a programação do evento, o presidente da Comissão de Pós-Graduação do IF, Luis Raul Weber Abramo, e o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Paulo Alberto Nussenzveig, presidiram a cerimônia de entrega dos Prêmios da Pós-Graduação do Instituto de Física 2023.

[A partir da esquerda] Sérgio Morelhão, Paulo Alberto Nussenzveig, Adriana Valério, Alvaro Guerrero (1ª tela da videochamada), Pedro Harunari (2ª tela da videochamada), Raul Abramo, Carlos Eduardo Fiore e Hans Marin – Foto: Andrea Wirkus/Instituto de Física
Confira a lista dos vencedores do Prêmio da Pós-Graduação do Instituto de Física 2023:

Melhor Tese de Doutorado (e indicação do IF para o Prêmio de Melhor Tese da Capes)
Prêmio: Pedro Eduardo Harunari
Menções honrosas: Alvaro Montaña Guerrero e Adriana Valério

Melhor Dissertação de Mestrado
Prêmio: Itiara Mayra Barbosa de Albuquerque
Menção honrosa: Lucas James Faga

Destaque de Artigo Científico
Prêmio: Alvaro Montaña Guerrero
Menções honrosas: Pedro Eduardo Harunari e Alexsander Carvalho Vendite

Destaque de Pesquisa de Aluno Iniciante
Prêmio: Iago Nascimento Mamede
Menção honrosa: Eliana Paula Romero Marroquin

Destaque de Participação em Evento Internacional
Prêmio: Aryella Faé Rabello
Menções honrosas: Alisson Cordeiro Alves Tezzin e Saulo Gabriel Pereira Nascimento Alberton

Destaque em Instrumentação ou Desenvolvimento de Software
Prêmio: Vitor Ângelo Paulino de Aguiar
Menções honrosas: Geovane Grossi Araújo de Souza e Rafaela Felix da Silva Penacchio

Destaque em Ensino, Monitoria ou Estágio
Prêmio: Vinícius Silva Franção

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.