O embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, visitou a Reitoria na terça-feira, dia 28 de maio, e foi recebido pelo reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior e pelo presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Sergio Proença. Hayashi estava acompanhado do primeiro-secretário da Embaixada Japonesa, Hajime Sakamoto.
O encontro foi uma oportunidade de discutir possibilidades de cooperação, tendo em vista que, em 2025, será realizada em São Paulo uma conferência com reitores das universidades do Brasil e do Japão, com o objetivo de fortalecer o intercâmbio entre os dois países por meio da colaboração entre indústria, governo e academia e da cooperação em temas globais, como proteção ambiental e mudanças climáticas.
Para o embaixador Hayashi, “esse encontro que será realizado na USP será um passo muito importante para elevar a parceria com as universidades brasileiras, proporcionando o diálogo e promovendo lideranças fortes”.
“A USP tem vínculos muito fortes com as universidades japonesas, e receber esse evento aqui será uma grande honra e uma excelente oportunidade para estreitar nossos laços”, afirmou Carlotti.
O reitor também agradeceu a visita que o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, fez à Faculdade de Direito, no dia 4 de maio. “Nós ficamos muito honrados com a presença do primeiro-ministro na nossa Universidade. É muito bom quando um governante mostra que valoriza a ciência, valoriza as universidades”, agradeceu o reitor.
Entre os outros assuntos que foram discutidos na reunião estavam a parceria para a produção de hidrogênio verde; o desenvolvimento de projetos em parceria com o Japão sobre desastres naturais, como as enchentes no Rio Grande do Sul; e a realização de um fórum sobre o potencial do capital comum social no Brasil, que deverá acontecer em setembro deste ano.
Também participaram da reunião o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Paulo Alberto Nussenzveig; a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Marli Quadros Leite; o pró-reitor adjunto de Graduação, Marcos Garcia Neira; o pró-reitor adjunto de Pós-Graduação, Adenilso da Silva Simão; e a pró-reitora adjunta de Inclusão e Pertencimento, Miriam Debieux Rosa.