Conselho Universitário aprova tabela de vagas para o vestibular de 2025

Publicado: 25/06/2024

Texto: Adriana Cruz

Reunião do Conselho Universitário discute os mecanismos de ingresso na USP e quantidade de vagas para 2025 - Foto: Adriana Cruz/USP Imagens

Foi aprovada, pelo Conselho Universitário, a tabela de vagas dos cursos de graduação da USP para o vestibular de 2025. O número total de vagas oferecidas pela USP – 11.147 – não terá alteração em relação ao ano passado. A sessão do Conselho foi realizada no dia 25 de junho.

A USP oferece três formas de ingresso para os novos estudantes: o vestibular da Fuvest, o Enem USP e o Provão Paulista. A USP reserva 50% das vagas de cada curso de graduação e turno para candidatos egressos de escolas públicas (EP), considerando os três processos de seleção. Nesse porcentual incide reserva de vagas para candidatos pretos, pardos e indígenas (PPI) equivalente à proporção desses grupos no Estado de São Paulo, segundo o último censo da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que é de 37,5%.

O Provão Paulista foi implementado pela primeira vez neste ano. Trata-se de uma forma de avaliação seriada, aplicada pela Secretaria Estadual de Educação, aos estudantes do 1º, 2º e 3º anos das escolas públicas estaduais de ensino médio. Nesse programa, para 2025, a USP oferecerá 1.500 vagas, das quais 558 são voltadas a estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI).

Para a seleção pelo vestibular da Fuvest serão oferecidas 8.147 vagas, das quais 4.888 serão reservadas para candidatos na modalidade Ampla Concorrência; 2.053 vagas para candidatos egressos da escola pública (EP); e 1.206 para EP/PPI. Para a seleção do Enem USP estão sendo destinadas 1.500 vagas: 685 serão para Ampla Concorrência; 512 para estudantes EP e 303 para estudantes EP/PPI.

“No concurso vestibular da Fuvest 2025, a reserva de vagas para as  políticas de ação afirmativa de ingresso será uniforme, aplicando-se a todos os cursos da Universidade”, explica o pró-reitor de Graduação da USP, Aluísio Segurado.

Na mesma sessão, foi aprovada a redução de cinco vagas no curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), que passarão a ser ofertadas no curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina (FM).

Total de vagas do vestibular 2025: 11.147
Ampla Concorrência (AC)5.573
Escola Pública (EP)3.507
Escola Pública PPI2.067
FUVEST: 8.147 vagas
Ampla Concorrência (AC)4.888
Escola Pública (EP)2.053
Escola Pública PPI1.206
enem usp: 1.500 vagas
Ampla Concorrência (AC)685
Escola Pública (EP)512
Escola Pública PPI303
Provão Paulista: 1.500 vagas
Escola Pública (EP)942
Escola Pública PPI558

Clique nos links abaixo para acessar as tabelas de vagas por modalidade de ingresso e por curso: Fuvest, Enem USP e Provão Paulista.

TOTAL DE VAGAS POR CURSO E POR MODALIDADE DE INGRESSO