![](https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2022/11/20221129_exescravos-imigrantes-768x403.jpg)
No pós-abolição, ex-escravos e imigrantes têm similar ascensão social no oeste paulista
Estudo analisa grupos sociais após o abolicionismo e compara seu acesso à moradia, trabalho e educação
Estudo analisa grupos sociais após o abolicionismo e compara seu acesso à moradia, trabalho e educação
Acordo de cooperação é resultado de 14 anos de parceria entre Faculdade de Educação e povos baniwa-koripako, da região do Rio Negro; atividades servirão à formação docente, assessoria local em política educacional e produção de novos conhecimentos de base intercultural
Livro desenvolvido com o apoio da USP analisa o papel dos agrupamentos urbanos no fortalecimento das desigualdades sociais e no acesso aos direitos; evento no IEA reúne autores e discute aspectos da obra
Para relatora da comissão que regulamentou a Lei 10.639/2003, falta monitoramento nacional; secretária de Justiça de São Paulo e antropólogo brasileiro-congolês falam das potências e ausências da legislação para uma educação antirracista
“Latinoamerica_negra_contemporânea” do artista visual Wilton Garcia tem curadoria de Luciano Maluly e discute matizes e complexidades da afrolatinidade
Com recursos táteis e conteúdos interativos, espaço na Faculdade de Educação da USP reabre após três anos fechado; exposições adotam uma perspectiva social e celebram legados da educação
A África e seus reinos, sua geografia, seus inventos, culturas e religiões começam a ser inseridos nos currículos escolares, num trabalho contínuo; educadores contam suas estratégias por disciplina
Evento ocorre de forma on-line e alerta que, se não há preservação de direitos humanos aos grupos socialmente marginalizados, não há democracia
Avanços na implantação da legislação podem ser verificados, mas ainda há muito a caminhar em relação às estratégias pedagógicas nos currículos
Evento reúne pesquisadores para discutir educação, religião e psicologia, voltadas para a realidade dos povos latino-americanos
Na prática, a maior dificuldade se dá no processo de formação dos professores, que carrega marcas de um pensamento colonial
As lutas e o aprofundamento de debates sobre a discriminação resultaram no reconhecimento público da existência do racismo no Brasil, o que possibilitou o estabelecimento da Lei 10639/03
Dimensões sociais e políticas da negritude no Brasil são tema de palestras no IEA; evento on-line sob coordenação de Conceição Evaristo ocorre em dois dias e pretende construir um espaço de resistência ao pensamento colonial
Nesta série de matérias que começam a ser publicadas, o “Jornal da USP” traz a opinião de especialistas da própria Universidade e de outras instituições do País sobre a efetividade e progressos da Lei 10.639/03, que completará 20 anos em janeiro de 2023
Apesar de serem maioria da população brasileira, apenas 3 em cada 10 pessoas de classe A ou B são negras
Estudo analisa grupos sociais após o abolicionismo e compara seu acesso à moradia, trabalho e educação
Acordo de cooperação é resultado de 14 anos de parceria entre Faculdade de Educação e povos baniwa-koripako, da região do Rio Negro; atividades servirão à formação docente, assessoria local em política educacional e produção de novos conhecimentos de base intercultural
Livro desenvolvido com o apoio da USP analisa o papel dos agrupamentos urbanos no fortalecimento das desigualdades sociais e no acesso aos direitos; evento no IEA reúne autores e discute aspectos da obra
Para relatora da comissão que regulamentou a Lei 10.639/2003, falta monitoramento nacional; secretária de Justiça de São Paulo e antropólogo brasileiro-congolês falam das potências e ausências da legislação para uma educação antirracista
“Latinoamerica_negra_contemporânea” do artista visual Wilton Garcia tem curadoria de Luciano Maluly e discute matizes e complexidades da afrolatinidade
Com recursos táteis e conteúdos interativos, espaço na Faculdade de Educação da USP reabre após três anos fechado; exposições adotam uma perspectiva social e celebram legados da educação
A África e seus reinos, sua geografia, seus inventos, culturas e religiões começam a ser inseridos nos currículos escolares, num trabalho contínuo; educadores contam suas estratégias por disciplina
Evento ocorre de forma on-line e alerta que, se não há preservação de direitos humanos aos grupos socialmente marginalizados, não há democracia
Avanços na implantação da legislação podem ser verificados, mas ainda há muito a caminhar em relação às estratégias pedagógicas nos currículos
Evento reúne pesquisadores para discutir educação, religião e psicologia, voltadas para a realidade dos povos latino-americanos
Na prática, a maior dificuldade se dá no processo de formação dos professores, que carrega marcas de um pensamento colonial
As lutas e o aprofundamento de debates sobre a discriminação resultaram no reconhecimento público da existência do racismo no Brasil, o que possibilitou o estabelecimento da Lei 10639/03
Dimensões sociais e políticas da negritude no Brasil são tema de palestras no IEA; evento on-line sob coordenação de Conceição Evaristo ocorre em dois dias e pretende construir um espaço de resistência ao pensamento colonial
Nesta série de matérias que começam a ser publicadas, o “Jornal da USP” traz a opinião de especialistas da própria Universidade e de outras instituições do País sobre a efetividade e progressos da Lei 10.639/03, que completará 20 anos em janeiro de 2023
Apesar de serem maioria da população brasileira, apenas 3 em cada 10 pessoas de classe A ou B são negras
Por Caroline Coelho, pesquisadora da Cátedra Oscar Sala no Instituto de Estudos Avançados da USP
Por Graziella Maria Comini, professora da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da USP, Lucas Marques e Eduardo Motta, co-fundadores do Empreende Sim, e outros autores*
Por José Roberto Cardoso, professor da Escola Politécnica da USP