USP recebe doação de aparelhos odontológicos para auxiliar estudantes em formação

Instrumental para Todos arrecada materiais doados por profissionais ou empresas para ampliar banco de equipamentos na Faculdade de Odontologia de Bauru

07/02/2024 - Publicado há 5 meses

Projeto da Faculdade de Odontologia da USP Bauru incetiva doação e aumenta o banco de equipamentos da faculdade - Fotomontagem: Jornal da USP - Imagens: Reprodução/Instagram/Instrumental Para Todos

O campus da USP em Bauru retomou o Instrumental para Todos, projeto social de arrecadação de instrumental odontológico com o objetivo de auxiliar na formação de estudantes de graduação do Curso de Odontologia. Cirurgiões-dentistas ou empresas do ramo odontológico interessados em doar itens, novos ou usados, podem entrar em contato pela rede social do projeto ou pelo e-mail instrumental@fob.usp.br

Os equipamentos odontológicos doados são identificados, catalogados em um banco de dados digital e devidamente armazenados nas dependências do Serviço Social da Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B). Posteriormente, os aparelhos são emprestados aos estudantes qualificados e que tenham perfil de baixa renda familiar durante o período de permanência na graduação.

Todo o material é devolvido na conclusão do curso para reutilização. O projeto é de responsabilidade da coordenadora do projeto e prefeita do campus de Bauru, Karin Neppelenbroek.
Karin Neppelenbroek - Foto: Reprodução/FOB-USP

“Infelizmente, nosso banco atual de instrumental é bem escasso para a grande demanda de graduandos que necessitam desse apoio, atendendo a poucos e com alguns itens, apenas”, afirma a coordenadora.

O projeto Instrumental para Todos existe desde 2019, em uma parceria entre a assistência social da PUSP-B, Faculdade de Odontologia de Bauru e Pró-Reitoria de Graduação da USP, por meio do Programa Unificado de Bolsas-PUB.

Por meio das ações afirmativas, a USP atualmente disponibiliza 50% de suas vagas para quem estudou em escolas públicas. De acordo com a coordenação do projeto, a cada ano mais estudantes têm procurado o acervo do banco de instrumental, pela impossibilidade financeira de adquirir a lista de equipamentos necessários para cursar as disciplinas.

Para doar um instrumental odontológico, entre em contato:

• Instagram: @instrumentalparatodos
  • Christine Habib – Assistente Social: christinehb@usp.br / Telefone: (14) 3235-8316

Karin Neppelenbroek – Coordenadora: karinep@usp.br / Telefone: (14) 3235-8388

*Com informações de Luís Victorelli, da Assessoria de Comunicação da PUSP-B