Competição Feminina de Programação permite ambiente de computação mais inclusivo

No campus da USP, em São Carlos, disputa busca fortalecer a presença das mulheres em eventos da área de programação; inscrições gratuitas podem ser realizadas até dia 28 de setembro

 25/09/2024 - Publicado há 2 meses
Evento é destinado a mulheres e pessoas não binárias regularmente matriculadas em curso de graduação ou cursando ensino médio – Foto: Reprodução/ICMC-USP São Carlos

Promover a conexão com o universo da computação em um ambiente colaborativo, diverso e inclusivo. Essa é a premissa da Competição Feminina de Programação (CFP) de São Carlos, que será realizada no dia 5 de outubro, sábado, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo formulário on-line até este sábado, dia 28 de setembro.

O evento é exclusivo para mulheres e pessoas não binárias regularmente matriculadas em cursos de graduação ou cursando o ensino médio, independente do nível de experiência na área de programação. O regulamento da competição está disponível para consulta neste link.

+ Mais

USP em São Carlos celebra dia de Ada Lovelace com evento gratuito sobre programação

Mulheres na Ciência: pesquisadoras da USP são homenageadas em livro e documentário

Para competir, é recomendado ter noções básicas de linguagens de programação como C++, C, Java, Python e Javascript. “Para participar, você não precisa saber programar há muito tempo, basta estar aprendendo agora e querer tentar algo novo”, diz a estudante Pietra Gullo, integrante da comissão organizadora do evento e coordenadora do Grupo de Estudos para a Maratona de Programação (Gema) do ICMC.

A iniciativa busca ampliar a participação feminina na programação competitiva e proporcionar um ambiente acolhedor na área, além de despertar o interesse pela programação nas jovens. “Além do pessoal da graduação, a ideia de incluir o ensino médio é para dar oportunidade para as estudantes conhecerem o ICMC e, quem sabe, virem a estudar aqui no futuro”, ressalta Pietra.

A Competição Feminina de Programação acontecerá presencialmente no ICMC. A programação do evento inclui palestras e um momento de aquecimento pré-prova. Durante a prova, cada participante terá quatro horas para resolver 11 situações-problema usando a linguagem de programação com a qual tiver mais afinidade.

“Não é somente uma competição em si, mas também a oportunidade para as meninas conhecerem umas às outras e verem que não estão sozinhas. Isso tudo acaba motivando”, conclui Pietra.

Serviço:
Competição Feminina de Programação de São Carlos
Para mulheres e pessoas não binárias regularmente matriculadas em cursos de graduação ou no ensino médio, independentemente do nível de experiência na área de programação.
Quando: sábado, 5 de outubro de 2024, a partir das 9 horas
Onde: Área I do campus da USP – Avenida Trabalhador São-Carlense, 400, Centro – São Carlos-SP
Inscrições gratuitas até 28 de setembro neste formulário: https://icmc.usp.br/e/5dab2
Mais informações no link https://linktr.ee/cfpsanca, pelo perfil do Instagram @cfp.sanca ou pelo e-mail cfp.sanca@gmail.com

*Texto de Raquel Sampaio, da Assessoria de Comunicação do ICMC


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.