USP recebe pesquisadores internacionais para debater dinâmicas das cidades

Seminário organizado por periódico acadêmico de relevância na área dos estudos urbanos pretende uma abordagem interdisciplinar sobre os aspectos citadinos

 11/11/2024 - Publicado há 1 mês
Foto do horizonte da cidade de São Paulo
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), 54% da população mundial vive nas cidades – Foto: Leandro Centomo/Flickr

 

Nesta quarta-feira, 13 de novembro, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp), sediado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, receberá especialistas na área dos estudos urbanos para o Seminário Internacional IJURR – Urban Projects, Policies and Inequalities. O encontro terá início às 13 horas, na sala 14 do prédio das Ciências Sociais da FFLCH, com transmissão simultânea pelo canal da faculdade no YouTube. Não é necessária inscrição prévia.

Imagem: Homem branco, cabelos quase todos grisalhos e usando camisa branca
Eduardo Marques – Foto: DCP-USP

O evento contará com sete convidados palestrantes e será dividido em três sessões. Serão abordados temas como urbanismo, projetos e desigualdades urbanas, políticas públicas e suas implementações, favelas e precariedades urbanas. 

O professor Eduardo Marques, diretor do CEM, explica que é fundamental estudar as cidades, pois são nelas que mais da metade da população mundial vive (54%, de acordo com a Organização das Nações Unidas). “No caso da América Latina e do Brasil, essa proporção é ainda maior. Além disso, grande parte dos processos associados à urbanidade, como modo de vida, está presente inclusive em áreas não urbanas. Como as cidades são objetos bastante complexos, marcados por diversos elementos superpostos, entendê-las demanda diálogos entre várias disciplinas, assim como estudos desenvolvidos em múltiplos níveis.”

O seminário é realizado pelo International Journal of Urban and Regional Research (IJURR), um dos principais periódicos internacionais na área de estudos urbanos e um dos mais antigos ainda em funcionamento. Eduardo Marques, que também é editor da publicação, comenta sua importância: “[O IJURR] tem um fator de impacto muito alto. É uma revista muito internacionalizada, com uma presença muito forte de artigos e de autores de vários lugares do mundo”.

+ Mais

Imagem do alto da estação de trem da Luz, em São Paulo, com as duas linhas de trem na esquerda e na direita e pessoas circulando na área central para embarque

Infraestrutura urbana pode ajudar a enfrentar desigualdade e mudanças climáticas

Serviço

Seminário Seminário Internacional IJURR – Urban Projects, Policies and Inequalities

Data: 13/11, às 13 horas

Local: Av. Professor Luciano Gualberto, 315 – Cidade Universitária – São Paulo

Evento gratuito 

Sem inscrição prévia

Palestras em inglês, sem tradução simultânea


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.