Projeto Cecília oferece aulas de astronomia, geofísica e meteorologia para estudantes de escolas públicas

Programa de extensão do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP oferece as atividades nos formatos on-line e presencial para estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio

 Publicado: 01/07/2024
Os alunos realizam experimentos para entender conceitos de astronomia, geofísica e meteorologia – Ilustração: macrovector/Freepik

 

Desde 2018, o Projeto Cecília, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, permite que estudantes de escolas públicas tenham contato com temas científicos nas áreas de astronomia, geofísica e meteorologia. O programa é aberto a estudantes do Ensino Fundamental II a partir do 9° ano e do Ensino Médio. 

As inscrições para o modelo on-line estão abertas do dia 1 de julho até às 23h59 horas do dia 17,  para escolas de todo Brasil. Para participar, é necessário se inscrever pelo formulário. As instituições interessadas devem indicar uma turma de 20 a 40 estudantes e um ou dois professores, responsáveis por acompanhar as atividades desenvolvidas. Serão disponibilizadas 30 vagas para a modalidade on-line. As turmas serão sorteadas no dia 22 de julho às 10 horas pelo canal do Departamento de Astronomia no YouTube. A lista de escolas sorteadas ficará disponível no site do IAG.

Durante as atividades on-line, as turmas realizam experimentos simples com recursos que têm em suas casas. Os grupos serão orientados por estudantes do IAG e do Instituto de Física (IF) da USP. Os monitores enviam desafios diários para os alunos e as oficinas são realizadas pela plataforma Discord. Ao longo de duas semanas, estudantes irão aprender os seguintes temas: Nossa Casa – O Sistema Solar; Rosa dos Ventos e o Céu do Brasil; Ciclo de Vida das Estrelas e Exoplanetas; Geomagnetismo e Bússola Caseira; Tectônica de Placas e Sismologia; Efeito Estufa, Poluição do Ar e Meio Ambiente; Formação de Nuvens e Previsão do Tempo; Espectroscopia e Grandes Telescópios; Apresentando a Cosmologia e Por Que a Ciência é Importante?

A primeira e a segunda chamadas vão acontecer entre os dias 22 e 25 de julho, e de 26 a 30 de julho. As atividades terão início no dia 5 de agosto. Com o auxílio do professor, os alunos registram sua experiência por meio de uma intervenção na escola. Serão emitidos certificados para os professores responsáveis e para os estudantes que cumprirem as atividades obrigatórias. 

Ciências nas escolas

A iniciativa também é oferecida presencialmente para escolas localizadas nas cidades de São Paulo, Osasco, Taboão da Serra, e na região do Grande ABC (Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema, São Caetano do Sul, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra). As atividades são desenvolvidas na instituição participante. Para esse formato, as inscrições começam às 9 horas do dia 22 de julho e prosseguem até o dia 5 de agosto. As escolas interessadas devem se inscrever até essa data pelo formulário. O sorteio será realizado pelo YouTube, no dia 7 de agosto, às 10 horas.

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A programação envolve exposições didáticas e experimentos para identificar a composição química por meio da emissão de luz, explorar o ciclo de vida das estrelas, estudar as características químicas e físicas do Sol, entender o funcionamento de telescópios, explorar as diferenças e inovações dos grandes telescópios astronômicos modernos e conhecer a descoberta de novos planetas à preservação da Terra. 

As escolas devem ter um espaço amplo e coberto para realização das atividades, três mesas e um ponto de energia de 110V. Também é necessário oferecer água, café e lanche para as equipes e um ou mais professores para organizar e coordenar o grupo de alunos. Cada escola pode fazer apenas uma inscrição. A primeira e segunda chamadas serão feitas dos dias 7 ao dia 12 de agosto e do dia 13 ao dia 16 de agosto. Nesse semestre, serão feitas 5 visitas; a primeira aula terá início no dia 23 de agosto. 

O nome da iniciativa é uma homenagem à astrofísica Cecília Helena Payne-Gaposchkin, responsável por descobertas sobre a composição de estrelas e do universo. Ela foi a primeira pessoa a mostrar que o Sol é composto primariamente de hidrogênio. 

Mais informações: eventosiag@usp.br


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