Mostra Internacional de Cinema Negro volta a exibir uma seleção de filmes em salas de cinema- Ilustração: Divulgação

Mostra Internacional do Cinema Negro volta a ser presencial com exibições em São Paulo

Programação reúne exibição de filmes, debates temáticos e rodas de conversa com especialistas na USP, Fiesp-Sesi e no streaming do Cine Belas Artes; sessão solene entregará prêmios de honra ao mérito e honoris causa a intelectuais negros

 16/11/2022 - Publicado há 2 anos

Texto: Redação

Arte: Simone Gomes

A Mostra Internacional do Cinema Negro (Micine) foi a primeira organização alternativa de exibição de filmes em plataforma on-line no Brasil no período da pandemia. Depois de duas edições acontecendo de maneira virtual, a 18ª edição anual da Micine volta também a receber seu público em salas de cinema.

Durante o encontro, idealizado com a perspectiva de ser um projeto acadêmico e cultural que reforce o respeito à diversidade e à inclusão, serão realizadas diversas atividades que celebram principalmente o cinema negro. A programação de filmes contempla longas e curtas-metragens que serão exibidos no Centro Cultural Fiesp e uma série de palestras, painéis, mesas-redondas e homenagens. Reflexões conduzidas por especialistas, professores e doutores tratarão das relações étnico-raciais no Brasil, no âmbito do cinema negro.

A mostra será realizada no teatro do Centro Cultural Fiesp/Sesi, no Cine Petra Belas Artes, no Museu da Imagem e do Som (MIS) e na USP. As atividades acadêmicas acontecerão no endereço do Centro Cultural Fiesp – na Avenida Paulista 1.313. Entre elas, os temas serão A afrodescendência na educação e na cultura para a construção da democraciaA dimensão pedagógica do cinema negro na construção do discurso cinematográfico e A mulher e a educação das relações étnico-raciais.

“A Mostra Internacional do Cinema Negro se encontra na décima oitava edição anual consecutiva, como um projeto acadêmico e cultural inclusivo do afrodescendente, enquanto maioria minorizada na horizontalidade da imagem do ibero-ásio-afro-ameríndio, que desenvolve uma luta ontológica contra a verticalidade da hegemonia imagética do euro-hetero-macho-autoritário e que é determinado pelo reducionismo da euro-heteronormatividade, com propósito de fragmentação do traço epistemológico das minorias como um todo”, afirma Celso Luiz Prudente, professor livre-docente pela Faculdade de Educação da USP, professor associado da Universidade Federal do Mato Grosso e curador da Mostra Internacional do Cinema Negro – Micine. 

Celso Luiz Prudente, - Foto: Cecília Bastos /USP Imagens

Este ano, o tema da mostra foi cunhado sob a ideia do conhecimento para o cultivo da flor da paz de todas as cores. “O ibero-ásio-afro-ameríndio no esforço da superação da contradição sociorracial que se configura na convenção da solércia do eurocaucasiano, justificada com o mito do azar e da sorte social”, informam os organizadores.

Uma seleção de filmes será exibida presencialmente no Centro Cultural Fiesp, de 17 de novembro a 16 de dezembro. No entanto, o Cine Belas Artes também disponibiliza a mostra em seu streaming, no período de 17 a 30 de novembro. Confira a lista de filmes abaixo:

LONGAS

Sinais de Cinza. A Peleja de Olney contra o Dragão da Maldade (Dir.: Henrique

Dantas)

A Primeira Pedra (Dir.: Wladimir Seixas)

Amal (Dir.: Mohamed Siam)

Bayiri (Dir.: Pierre Yameogo)

De Volta (Dir.: Geraldo Borowski, Marco Antônio Campos e Rafael Figueiredo)

Krenak, Sobreviventes do Vale (Dir.: Andrea Pilar Marranquiel)

Motriz – Roda de Afeto (Dir.: Washington Deoli)

Não Saia Hoje (Dir.: Susanna Lira)

Prova Escrita (Dir.: Luís Gustavo Ferraz)

Talking About Trees (Dir.: SuhaibGasmelbari)

Mussum, um Filme do Cacildis (Dir.: Susanna Lira)

CURTAS

O Magrelo (Dir.: Celso Luiz Prudente)

África sobre o Sena (Dir.: MamadouSarr e PaulinVieyra)

A História do Cinema no Brasil – do Cinema Novo ao Cinema Negro (Dir.: Celso Luiz Prudente e Ana Vitoria Prudente)

As Três Verdades (Dir.: LouisaBeskiWakiliAdehan)

Amazônia(s) (Dir.: Éder Rodrigues)

Como Ser Racista em 10 Passos (Dir.: Isabela Ferreira)

A Cor do Voto (Dir.: Celso Luiz Prudente)

C.R.I.A.S. (Dir.: Jaoa Melo)

Devoção e Folia de Reis (Dir.: Carlos Reis)

DemDem (Dir.: Pape Mboup)

Fallou (Dir.: AlassaneSy)

Trajetória Nilson Pimenta (Dir.: Amilton Martins)

A Velhice Ilumina o Vento (Dir.: Juliana Segóvia)

Corpo Transverso (de Flores Astrais)

Bloco Eureca (Dir.: John Fernandes e Felipe Choco)

Tia Eliza (Dir.: Aline Fátima)

Por um Sonho (Dir.: Malcolm Cotomacio)

Socorro (Dir.: Susanna Lira)

Ilustração: Divulgação / Sesi

MESAS DE DEBATE – PROGRAMAÇÃO

  • 16/11 –  Cine Petra Belas Artes
  • 19h – festa de abertura das exibições de filmes, em que será servido um festival de pipoca, água, refrigerante e cerveja. Nesse ensejo serão exibidos dois filmes:
  • O Magrelo, de Celso Luiz Prudente (lançamento) – curta-metragem de animação;
  • Marighella, de Wagner Moura – Globo Filmes.
  • 17/11 – Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP
  • 15h – exibição do filme Medida Provisória (dir. Lázaro Ramos) e o curta-metragem de animação O Magrelo (dir. Celso Luiz Prudente). Roda de conversa – Auditório Lupe Cotrim,  com Ana Vitória Prudente (Unifesp), Celso Luiz Prudente (UFMT), Ricardo Alexino Ferreira (ECA/USP), Antônio Luiz Nascimento (UFMT), Ivan Cotrim (FSA)
  • 18/11 – Teatro do Sesi-SP no Centro Cultural da Fiesp
  • 14h – Tribuna Negra: Conquistas e Perspectivas para Afrodiasporidade Brasileira. Mediador: Celso Luiz Prudente (UFMT). Com Egídia Souto (Sorbonne), Rogério Almeida (USP), João Clemente (Mackenzie), Flávio de Oliveira (Unicamp), Benedito Dielcio Moreira (UFMT), Rosenilton Oliveira (USP), Ronald Acioli (ANVIVA)
  • 15h – Café com conversa: Cinema Negro, Etnomúsica, Teatro Negro: Africanidade e os Problemas das Linguagens. Mediadora: Débora Pinto Alves Viana (Sesi). Com Paulo Moraes-Alexandre (IPL Lisboa), Carlos Eduardo Paiva (UFMT), Noel de Carvalho (Unicamp), Maria Aparecida Costa Oliveira (IFRO), Paulo Reis (UFRR), Silvio Romoaldo Júnior (diretor de Esportes Aquáticos Corinthians), Alexandre Siles Vargas (Uneb)
  • 16h – Espaço para apresentação dos alunos do Sesi e performance do ator e poeta Vinícius Brasilino – UFMT
  • 17h – Mesa-Redonda: Experiência Civilizatória do Afrodescendente e o Problema Monocultural na Educação. Mediador: Celso Luiz Prudente (UFMT). Com Dennis Oliveira (USP), Rafael Pinto (sociólogo – MNU Movimento Negro Unificado), Cláudia Maria Ribeiro (Ufla), Luiz Carlos Ferreira (Ifam) e Roberto Silva (USP)
  • 18h – A Afrodescendência na Educação e na Cultura para Construção da Democracia. Mediador: Rogério Almeida (USP). Com Afrânio Mendes Catani (FE-USP), Eunice Aparecida Prudente (USP), Júlio Taimira Chibemo (Uniac/Moçambique), Kabengele Munanga (USP), Luiz Felipe de Alencastro (Sorbonne/FGV) e José Vicente (Unipalmares)
  • 19/11 – Teatro do Sesi-SP no Centro Cultural da Fiesp
  • 14h – Roda de Conversa – A Dimensão Pedagógica do Cinema Negro na Construção do Discurso Cinematográfico. Mediador: Eduardo Augusto Carreiro (Sesi). Com Adérito Marcos Fernandes (USJ/Macau/China), Ana Cláudia Melo (UFPA), Fábio Santos de Andrade (Unir/Rondônia), Marcos José Zablonsky (PUC/PR) e Cleber Santos Vieira (Unifesp)
  • 15h – Painel de Reflexão – Africanidade e Emergência Epistemológica: As Artes Ensinando a Liberdade. Mediador: Celso Luiz Prudente (UFMT). Com Ricardo Alexino (USP), Marcos Moreira (UNB), Luiz Paulo Lima (fotógrafo/cineasta) e Sérgio Pereira dos Santos (UFMT)
  • 16h – Espaço para apresentação dos alunos do Sesi e performance do ator e poeta Vinícius Brasilino – UFMT
  • 17h – Quadro Negro – A Mulher e a Educação das Relações Étnico-raciais. Mediadora: Cláudia Maria Ribeiro (Ufla Minas Gerais). Com Ana Saldanha (Macau/China), Eliana Barbosa (Unilab Ceará), Maria Francisca Morais de Lima (Ifam/Manaus), Edna Maria José Massingue (Beira Moçambique) e Umeira Patel (Beira Moçambique)
  • 18h – Conversa com Reitores – Década dos Afrodescendentes da ONU e a Universidade, com o prof. dr. José Vicente (Faculdade Zumbi dos Palmares), prof. dr. Jaime Cavalcanti (Instituto Federal de Manaus), prof. dr. Rizuane Mubarak (Universidade Alberto Chipande Beira, Moçambique) e prof. dr. Roberlaine Ribeiro (Universidade Federal do Pampa – Unipampa)
  • 20/11 – Teatro do Sesi-SP no Centro Cultural da Fiesp
  • 15h – Cerimônia Solene da 18ª Micine – Oficialização da abertura pelo curador prof. dr. Celso Luiz Prudente, discurso do dr. Wilson Risolia Rodrigues (diretor corporativo e de Estratégias Educacionais da Fiesp) e discurso de boas-vindas aos homenageados pelo dr. Geraldo Alckmin
  • 15h30 – Destaque do Ano – Ofô de Xangô – Josué Gomes da Silva (presidente Fiesp/Sesi/Senai)
  • 16h – Título Doutor Honoris Causa ao prof. dr. José Vicente (reitor da Unipalmares) e prof. dr. Júlio Taimira Chibemo (vice-reitor da Universidade Alberto Chipande, Beira/Moçambique)
  • 16h30 – Grandes Homenageados – Rafael Pinto (sociólogo, ator e histórico militante do Movimento Negro), Cleber Santos Vieira (docente da Unifesp e ex-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros – ABPN) e maestro Marcos Tadeu (Orquestra Sinfônica de São Paulo – Osesp).
  • 17h – Honra ao Mérito – Prof. dr. Afrânio Mendes Catani (professor titular livre-docente da Faculdade de Educação – USP), Eunice Aparecida Prudente (professora sênior da Faculdade de Direito da USP e secretária da Justiça do Município de São Paulo) e Kabengele Munanga (professor titular livre-docente do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP); Luiz Felipe de Alencastro (professor livre-docente e Emérito da Sorbonne e Fundação Getúlio Vargas – FGV) e Rizuane Mubarak (reitor da Universidade Alberto Chipande)
  • 18h – Apresentação musical
    Guinga e Ilessi, Lula Barbosa, Anderson Brasil e os Meninos do Morumbi com o maestro Flávio Pimenta
  • 19 e 20/11 – MIS – Museu da Imagem e do Som
  • 15h às 17h – exibições presenciais:

Abrindo o Armário (Dir.: Darío Menezes e Luís Abramo)

Correndo Atrás (Dir.: Jeferson De)

Marighella (Dir.: Wagner Moura)

Medida Provisória (Dir.: Lázaro Ramos)

O Magrelo (Dir.: Celso Luiz Prudente)

A Cor do Voto (Dir.: Celso Luiz Prudente)

Serviço

18ª Mostra Internacional do Cinema Negro
de 16/11 a 16/12

Locais de Exibição

  • Teatro do Sesi-SP – Centro Cultural da Fiesp
    Avenida Paulista, 1313 / tel. (11) 3322-0050
  • Petra Belas Artes
    Avenida Consolação, 2423 / tel. (11) 2894-5781
  • MIS – Museu da Imagem e do Som
    Avenida Europa, 158 / tel. (11) 2117-4777

ECA/USP – Auditório Lupe Cotrim
1º andar | Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Cidade Universitária

Com informações da Micine


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.