Mestres capoeiristas da USP recebem prêmio literário em Salvador

Gladson Silva e Vinícius Heine, professores de capoeira do Cepeusp, foram premiados por sua contribuição ao patrimônio literário e cultural da capoeira

 30/09/2024 - Publicado há 2 meses
Por
Turma da capoeira do CEPE posa para foto com berimbaus e pandeiros
Mestre Vinícius Heine (em pé, ao centro): “O Mestre Itapoan é uma figura emblemática no universo da capoeira e fazer parte da sua seleção de premiados é uma honra para nós” – Foto: Arquivo pessoal/Vinícius Heine

 

No dia 21 de setembro, o Museu Eugênio Teixeira Leal, em Salvador, sediou a primeira edição do Prêmio Ginga Capoeira Literária. Vinícius Heine, atual professor de capoeira do Centro de Práticas Esportivas (Cepe) da USP, e Gladson de Oliveira Silva, antigo professor do Cepe, estiveram entre os premiados. O museu onde ocorreu a premiação fica no Pelourinho, no Centro Histórico da capital baiana.

Foi da parceria profissional entre os capoeiristas que surgiu o livro Capoeira: um instrumento psicomotor para a cidadania. O livro de escrita conjunta traz elementos teóricos da capoeira em seus aspectos gerais e aborda, mais especificamente, o aspecto pedagógico do esporte. A obra, publicada em 2008, foi a responsável pela premiação aos autores. 

Vinícius Heine é educador físico formado pela USP e mestre capoeirista – Foto: Júlio César Bazanini

Vinícius, bacharel em Esporte pela Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP, e Gladson, educador físico formado pela Escola Superior de Educação Física de São Caetano do Sul (UNIFEC), fizeram parte de um seleto grupo de 60 atuantes da capoeira que foram premiados por suas contribuições literárias à cultura capoeirista. 

Mestre Gladson, responsável por trazer a capoeira para a USP, compareceu presencialmente à premiação para receber o prêmio e se encarregou de trazer para São Paulo também o prêmio de Vinícius, que não pôde viajar para o evento. “Conquistas como essa me dão forças e incentivo para seguir sereno na amostragem dos valores da nossa arte e cultura brasileira, na educação e reeducação de todos ao nosso entorno”, diz Gladson.

+ Mais

Imagem: Dois praticantes de capoeira executando exercício ao ar livre

Mestre de capoeira da USP recebe homenagem na Câmara Municipal de SP

Esportes voltados para o público PCD promovem integração e qualidade de vida

Além da parceria no Cepe, Gladson e Vinícius se envolvem em diversos projetos relacionados à capoeira, como o Projeto Porta Aberta, no Capão Redondo, Zona Sul da capital paulista, em que crianças e adolescentes vivenciam a capoeira e a cultura brasileira. A iniciativa conta com a coordenação conjunta da dupla.

O companheirismo entre os dois vai além do âmbito profissional. “Eu conheço o Gladson desde 1992, quando chego da Bahia para estudar na USP. Ele era o professor no Cepe. Eu já praticava capoeira em Salvador, mas foi com ele que dei continuidade e me envolvi ainda mais com o esporte. Ali que decidi dedicar minha carreira à capoeira”, conta Vinícius sobre sua relação com Gladson. “Ele é o meu mestre”, completa.

Gladson de Oliveira Silva trouxe a capoeira à USP em 1972 – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

O prêmio foi idealizado por Raimundo César Alves de Almeida, o Mestre Itapoan. O evento distribuiu 60 prêmios entre pesquisadores, profissionais e mestres da capoeira que tiveram contribuições literárias à temática. O número de premiados faz referência aos 60 anos de capoeira do Mestre Itapoan. 

Itapoan é uma das grandes autoridades da capoeira no País. É discípulo direto de Manoel dos Reis Machado, conhecido como Mestre Bimba, o criador da capoeira regional na Bahia no final da década de 1920. “O Mestre Itapoan é uma figura emblemática no universo da capoeira, e fazer parte da sua seleção de premiados é uma honra para nós e um reconhecimento do nosso trabalho aqui no Cepeusp”, diz Vinícius.

*Estagiário supervisionado por Silvana Salles


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.