No próximo dia 19 de agosto, a partir das 15 horas, o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP realizará o debate virtual Construção, Desmonte e Reconstrução das Políticas de Igualdade Racial no Brasil. O encontro faz parte do projeto “Ciclo de Memórias da Política Institucional Brasileira de Direitos Humanos”, do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Democracia e Memória (GPDH) do IEA. O evento é público e gratuito, sem a necessidade de inscrições prévias, e se encerra às 17h30.
De acordo com a organização, a urgência desse debate justifica-se por, pelo menos, dois caminhos. Primeiramente, por razões históricas, há que se reconhecer a necessidade de priorização das questões raciais no Brasil. Depois, por razões políticas e de memória político-institucional, há uma preocupação candente que nos assola na medida em que acompanhamos o retrocesso oferecido às políticas antirracistas e de promoção da igualdade racial no transcorrer das últimas gestões federais no país.
O evento contará com a participação de representantes da Coalizão Negra por Direitos, Instituto Ceafro de Educação para a Igualdade Racial e de Gênero, Organização Social Criola, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania do Município de São Paulo e institutos de pesquisa parceiros. A transmissão poderá ser acompanhada pelo site do IEA USP:http://www.iea.usp.br/aovivo
Direitos Humanos, Democracia e Memória
Desde 2021, o GPDH tem procurado contemplar, tanto a construção continuada, quanto o choque anti-direitos na transmissão de uma memória institucional consagrada à lenta e incerta edificação de uma agenda consistente de Direitos Humanos no país. Recuperar memórias da Política Institucional Brasileira de Direitos Humanos, tendo como foco as políticas antirracistas e de promoção de igualdade racial, será ocasião tanto para o debate interessado em transformações sociais quanto para o avanço em iniciativas de resistência no país.
Acompanhe o IEA/USP:
http://www.iea.usp.br
https://www.facebook.com/ieausp
https://www.instagram.com/ieausp