Adquirido nos anos 1970, acervo de museu da USP expõe laços entre Brasil e África

Galeria do Centro Cultural Fiesp, em São Paulo, expõe mais de 200 peças produzidas por povos da África Central e Ocidental; parte dos objetos pertence ao Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP

 Publicado: 16/08/2024
Imagem: Cartaz em azul, com letras brancas com o nome da mostra Outro Navios
A exposição tem entrada gratuita e prossegue até o dia 16 de fevereiro de 2025 - Foto: Divulgação/Centro Cultural Fiesp

Após 18 meses fechada para reforma, a Galeria de Arte do Centro Cultural Fiesp teve sua reinauguração marcada pela abertura da exposição Outros navios: uma coleção afro-atlântica. Desde o dia 24 de Julho, o público pode conferir a coleção que reúne mais de 200 peças sobre a história e a cultura africanas e afro-brasileiras. 

+ Mais

História da África tem oferta de material, mas ensino ainda não é cumprido nas escolas

Os objetos são parte do acervo do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP e passaram pela curadoria das docentes do MAE, Carla Gibertoni Carneiro e Rosa C. R. Vieira, e de Renato Araújo, pesquisador no Museu Afro Brasil. A exposição tem entrada gratuita e permanecerá no prédio da Avenida Paulista até o dia 16 de fevereiro de 2025. 

“Nosso objetivo é mostrar a formação dessa coleção, fundada e montada nos anos 1970 pelo professor Mariano Carneiro da Cunha”, diz Renato Araújo para o Jornal da USP. Em Ifé, cidade da Nigéria, o pesquisador adquiriu uma série de objetos de diferentes países africanos e os trouxe ao Brasil para formar a primeira coleção de arte africana do MAE. 

Temas e obras

O material da exposição foi dividido em sete núcleos temáticos: Dentro das águas; Bagagens Afro-atlânticas; De São Paulo a Ifé;  Bantu, das terras centrais; Ventos no oeste africano; Técnicas; Jóias e tudo que reluz. Há também uma seção especial que apresenta onze obras de artistas contemporâneos negros brasileiros. Elas mostram as ligações e as heranças entre os dois lados do Atlântico. 

O curador destaca conjuntos específicos da exposição: “nós temos uma quantidade bastante grande de jóias. O Museu de Arqueologia e Etnologia tem uma das mais importantes coleções de jóias do mundo: são mais de 800 [peças]. Nós fizemos uma pequena seleção, mostrando capacidades técnicas e beleza”.

Além das joias, a exposição também conta com uma expressiva coleção de tecidos e outras vestimentas, máscaras, objetos do cotidiano, itens decorativos e peças ligadas a religiões de matriz africana. Eles são compostos por uma ampla gama de materiais e produzidos com diferentes técnicas, demonstrando a multiplicidade cultural e artística de diferentes povos do continente. 

Na Rádio USP
Ouça o boletim USP é Cultura, produzido e apresentado pela jornalista Heloisa Granito. No programa, o entrevistado é um dos curadores da mostra, Renato Araújo da Silva , que descreve mais detalhes da exposição.

Logo da Rádio USP

 

SERVIÇO
Exposição Outros navios: uma coleção afro-atlântica
Local: Galeria do Centro Cultural Fiesp – Av. Paulista, 1.313
Data: 24 de julho de 2024 a 16 de fevereiro de 2025
Dias e horários: terça a domingo, das 10 horas às 20 horas
Classificação: livre
Entrada gratuita

Com informações de Heloisa Granito

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.