Tenor Augusto Valença e o pianista Dante Pignatari fazem concerto

Encontro acontece nesta sexta-feira, dia 17, às 19 horas, no Centro MariAntonia da USP

14/11/2023 - Publicado há 8 meses
Banner do evento – Foto: Reprodução/Centro MariAntonia
Nesta sexta-feira, dia 17, às 19 horas, o Centro MariAntonia da USP promove o concerto Viajantes, Exilados, Migrantes, com a participação do tenor Augusto Valença e do pianista Dante Pignatari. O evento é aberto a todos os interessados e tem entrada grátis.

Como divulgou o Centro MariAntonia em seu site, o tenor Augusto Valença estudou Jornalismo e Teatro em Recife (PE), sua cidade natal. Em 1993 mudou-se para os Países Baixos, onde iniciou seus estudos musicais e sua carreira profissional na área de canto lírico, sob a orientação da Marianne Blok (canto) e do professor Paul Pattipilohy (piano). Depois, em Dordrecht e Paris, aprofundou seus estudos com Nicolai Cok. Atualmente, ele trabalha sua técnica vocal e repertório com o maestro Michael Aspinall em Nápoles, na Itália.

O pianista Dante Pignatari – Foto: Arquivo pessoal
O pianista Dante Pignatari é graduado em Piano pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, orientado por Caio Pagano. Ele completou a formação no instrumento com Daisy de Luca, no Brasil, e com Jorge Federico Osorio, em Londres. É mestre em Music Performance Studies pela City University, de Londres, e doutor em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Em 1997, ele coordenou e foi o pianista do projeto Poesia Paulista – Doze Canções, que resultou no CD do mesmo nome. Em 2004 editou as canções para voz e piano de Alberto Nepomuceno, publicadas pela Editora da USP (Edusp). Ministrou cursos livres de História da Música em instituições como o Museu Lasar Segall, o Instituto Tomie Ohtake e o Centro MariAntonia da USP, além de dar palestras-concertos apresentadas no MariAntonia, na Casa do Saber, no Sesc e em outras instituições. Integrou a curadoria de música do Centro Cultural São Paulo de 2011 a 2016.

O concerto Viajantes, Exilados, Migrantes, com o tenor Augusto Valença e o pianista Dante Pignatari, acontece nesta sexta-feira, dia 17, às 19 horas, no Centro MariAntonia da USP (Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, em São Paulo, próximo às estações Santa Cecília e Higienópolis-Mackenzie do Metrô). Entrada grátis.