Cartaz da mostra Cinusp x Mubi - Foto: Divulgação/Cinusp

Produções da plataforma Mubi vão ser exibidas no Cinema da USP

Filmes do serviço de streaming londrino chegam à sala de cinema da Cidade Universitária na próxima semana

13/10/2022 - Publicado há 2 anos

Texto: Mariana Carneiro

Arte: Guilherme Castro

Prepare a pipoca: a partir da próxima segunda-feira, dia 17, e até 27 de outubro, o Cinema da USP Paulo Emílio (Cinusp) apresenta a mostra Cinusp x Mubi, resultado da parceria entre a USP e o serviço de streaming londrino Mubi. No total, dez lançamentos recentes da plataforma chegam à telona, bem como três clássicos do cinema contemporâneo, selecionados especialmente para serem exibidos com a alta qualidade de som e projeção do Cinusp.

A pré-estreia de The African Desperate (2022) marca a abertura da mostra, que acontece no dia 17 de outubro, às 19 horas. Primeiro longa da diretora estadunidense Martine Syms, o filme acompanha 24 horas na vida de Palace, uma graduanda em Belas Artes que pretende boicotar sua própria festa de formatura após receber críticas descabidas do corpo docente. A narrativa satírica, que reflete sobre a vivência da mulher negra no meio artístico, será acompanhada por um bate-papo com a rapper Jup do Bairro, a roteirista Karol Gomes e a crítica de cinema Lorenna Montenegro.

Shiva Baby (2020) é outro título que compõe a programação. Estrelado por Rachel Sennott — atriz e comediante conhecida pelo recente Morte, Morte, Morte (2022), que chegou aos cinemas brasileiros neste mês —, o longa de humor ácido retrata uma série de encontros constrangedores durante uma shivá, cerimônia de luto no judaísmo. Na presença dos parentes, a jovem bissexual Danielle é surpreendida pelo aparecimento de uma ex-namorada e de seu sugar daddy secreto, que chega inesperadamente com a esposa e o filho. “Utilizando-se de acordes estridentes e de uma câmera trêmula que acompanha exaustivamente a personagem principal, a construção formal do filme nos traz a sensação de uma intensa claustrofobia emocional”, diz a curadoria do Cinusp no texto de divulgação da mostra.

O tema LGBTQ+ reaparece no sensível Great Freedom (2021), de Sebastian Meise. Premiado no Festival de Cannes, o drama é protagonizado por Franz Rogowski e aborda a persistente criminalização da homossexualidade na Alemanha após o fim da Segunda Guerra Mundial.

Para os fãs de filmes aterrorizantes, o Cinusp exibirá Titane (2021), da cineasta francesa Julia Ducournau, e Crimes do Futuro (2022), de David Cronenberg. As duas obras apresentam influências do body horror (“horror corporal”, em tradução livre), um subgênero do cinema de terror que abraça o grotesco e o incômodo ao representar o corpo humano, e constituem-se como “odes provocantes à atração sensual da carne”, conforme a curadoria da mostra. Aclamada, a obra de Ducournau foi escolhida para representar a França no Oscar de melhor filme internacional em 2021.

Drive My Car (2021), primeiro longa japonês indicado ao Oscar de melhor filme, completa a programação, ao lado de peças de renome como MemoriaLingui: the Sacred BondsAnnette e Cow, todos de 2021.

Maratona Wong Kar-Wai

A mostra conta ainda com três célebres longas do diretor chinês Wong Kar-Wai, que serão exibidos em sequência na sexta-feira, dia 21, a partir das 23 horas. O primeiro é Fallen Angels, drama de 1995 que narra a história de dois crimes na noite de Hong Kong. Na sequência, Chungking Express (1994) e In The Mood For Love (2000) oferecem ao espectador uma viagem pela cinematografia caótica, cômica e trágica de Kar-Wai, conhecido por suas narrativas não lineares. No intervalo entre cada filme, haverá a distribuição de brindes.

A mostra Cinusp x Mubi, do Cinema da USP Paulo Emílio (Cinusp), fica em cartaz de 17 a 27 de outubro, com duas sessões diárias, às 16 e às 19 horas, de segunda a sexta-feira, na nova sala do Cinusp (Rua do Anfiteatro, 109, na Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis. Mais informações e a programação completa da mostra estão disponíveis no site do Cinusp.