Orquestra Sinfônica da USP promove concertos didáticos para crianças e adolescentes

Com a presença de estudantes de 4 a 6 anos de idade vindos de escolas de São Paulo, terceira apresentação do projeto Naipe da Hora acontece nesta sexta-feira, dia 17, destacando os instrumentos de percussão

15/05/2024 - Publicado há 2 meses

Texto: Julia Alencar*

Arte: Beatriz Haddad**

A Orquestra Sinfônica da USP - Foto: Facebook/Osusp

A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) traz de volta os concertos didáticos e, com eles, surge o projeto Naipe da Hora, que  contempla o ensino e a prática da música erudita para crianças e adolescentes, incentivando a exploração e interação com os instrumentos utilizados numa orquestra. O terceiro concerto desse projeto  iniciado em março passado  acontece nesta sexta-feira, dia 17, das 9h às 10h30, no Centro Cultural Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, em São Paulo. Desta vez, serão destacados os instrumentos de percussão. Está prevista a presença de cerca de 150 crianças de 4 a 6 anos de idade, vindas de escolas públicas de São Paulo. Escolas interessadas em participar dos próximos concertos podem fazer inscrição através deste formulário.

O tema dos concertos é organizado de acordo com as “famílias” de instrumentos de uma orquestra, chamadas de naipes. “Desse jeito conseguimos seccionar e introduzir algo mais aprofundado, mas sempre de uma forma lúdica”, comenta a vice-diretora da Osusp, professora Eliane Tokeshi, docente do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Definidos como aqueles que precisam ser batidos, agitados, raspados ou friccionados para produzir sons, os instrumentos de percussão — foco do concerto do dia 17 — compõem um grupo musical extremamente variado, além de permitirem uma exploração mais livre por parte das crianças, facilitando sua compreensão e aprendizado. Como parte de uma atividade interativa ao fim do concerto, as crianças receberão chocalhos e castanholas feitos de materiais recicláveis. “Além de ser uma lembrancinha para elas levarem para casa, é algo que torna o aprendizado mais divertido e memorável”, acredita a vice-diretora da Osusp.

Cartaz do concerto da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) nesta sexta-feira - Foto: Reprodução/Instagram/@osusp

Ensinar com felicidade

Até o momento, dois concertos foram realizados: em março, com adolescentes, sobre instrumentos de palheta dupla, e em abril, com crianças de 4 a 6 anos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Intendente Gomes Cardim, sobre trombones e trompetes. O plano é realizar mais três, com violinos e contrabaixos, viola e violoncelo e flauta e clarinete. “Como sabemos com antecedência quem será nosso público, conseguimos personalizar a experiência e repertório para ele. Afinal, o lúdico é diferente para um adolescente e para uma criança de 5 anos”, afirma Eliane Tokeshi.

A vice-diretora da Osusp afirma que a diversidade do público também é um exercício para os organizadores, que têm de exercer sua criatividade para combinar um repertório de interesse dos alunos com brincadeiras e repertório erudito. No primeiro concerto, estavam inclusas na apresentação músicas das sagas Harry Potter Star Wars, populares entre os adolescentes. Já no concerto com as crianças, as trilhas sonoras de Bob Esponja Patrulha Canina ajudaram a manter a atenção, além de um jogo de “morto vivo” com graves e agudos.

A vice-diretora da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), Eliane Tokeshi - Foto: CPFL Cultura CC2.0/Flickr

“Tudo que a gente aprende com felicidade, a gente aprende muito melhor. Essa é a ideia, ensinar de uma forma divertida, trazer as crianças para o auditório para ver um um cenário diferente, e ver que é um lugar gostoso de se estar. Para que elas sejam o nosso público, mas também que sejam as crianças que vão chegar em casa e falar ‘mãe, eu quero estudar percussão'”, reflete Eliane.

O terceiro concerto didático do projeto Naipe da Hora da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) será nesta sexta-feira, dia 17, às 9 horas, no Centro Cultural Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis. Para participação em apresentações futuras, escolas podem se inscrever por meio deste link.

*Estagiária sob supervisão de Roberto C. G. Castro

**Estagiária sob supervisão de Moisés Dorado e Simone Gomes