Blog
Orquestra Sinfônica da USP promove concertos didáticos para crianças e adolescentes
Com a presença de estudantes de 4 a 6 anos de idade vindos de escolas de São Paulo, terceira apresentação do projeto Naipe da Hora acontece nesta sexta-feira, dia 17, destacando os instrumentos de percussão
A Orquestra Sinfônica da USP - Foto: Facebook/Osusp
A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) traz de volta os concertos didáticos e, com eles, surge o projeto Naipe da Hora, que contempla o ensino e a prática da música erudita para crianças e adolescentes, incentivando a exploração e interação com os instrumentos utilizados numa orquestra. O terceiro concerto desse projeto — iniciado em março passado — acontece nesta sexta-feira, dia 17, das 9h às 10h30, no Centro Cultural Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, em São Paulo. Desta vez, serão destacados os instrumentos de percussão. Está prevista a presença de cerca de 150 crianças de 4 a 6 anos de idade, vindas de escolas públicas de São Paulo. Escolas interessadas em participar dos próximos concertos podem fazer inscrição através deste formulário.
O tema dos concertos é organizado de acordo com as “famílias” de instrumentos de uma orquestra, chamadas de naipes. “Desse jeito conseguimos seccionar e introduzir algo mais aprofundado, mas sempre de uma forma lúdica”, comenta a vice-diretora da Osusp, professora Eliane Tokeshi, docente do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Definidos como aqueles que precisam ser batidos, agitados, raspados ou friccionados para produzir sons, os instrumentos de percussão — foco do concerto do dia 17 — compõem um grupo musical extremamente variado, além de permitirem uma exploração mais livre por parte das crianças, facilitando sua compreensão e aprendizado. Como parte de uma atividade interativa ao fim do concerto, as crianças receberão chocalhos e castanholas feitos de materiais recicláveis. “Além de ser uma lembrancinha para elas levarem para casa, é algo que torna o aprendizado mais divertido e memorável”, acredita a vice-diretora da Osusp.
Ensinar com felicidade
Até o momento, dois concertos foram realizados: em março, com adolescentes, sobre instrumentos de palheta dupla, e em abril, com crianças de 4 a 6 anos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Intendente Gomes Cardim, sobre trombones e trompetes. O plano é realizar mais três, com violinos e contrabaixos, viola e violoncelo e flauta e clarinete. “Como sabemos com antecedência quem será nosso público, conseguimos personalizar a experiência e repertório para ele. Afinal, o lúdico é diferente para um adolescente e para uma criança de 5 anos”, afirma Eliane Tokeshi.
A vice-diretora da Osusp afirma que a diversidade do público também é um exercício para os organizadores, que têm de exercer sua criatividade para combinar um repertório de interesse dos alunos com brincadeiras e repertório erudito. No primeiro concerto, estavam inclusas na apresentação músicas das sagas Harry Potter e Star Wars, populares entre os adolescentes. Já no concerto com as crianças, as trilhas sonoras de Bob Esponja e Patrulha Canina ajudaram a manter a atenção, além de um jogo de “morto vivo” com graves e agudos.
“Tudo que a gente aprende com felicidade, a gente aprende muito melhor. Essa é a ideia, ensinar de uma forma divertida, trazer as crianças para o auditório para ver um um cenário diferente, e ver que é um lugar gostoso de se estar. Para que elas sejam o nosso público, mas também que sejam as crianças que vão chegar em casa e falar ‘mãe, eu quero estudar percussão'”, reflete Eliane.
O terceiro concerto didático do projeto Naipe da Hora da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) será nesta sexta-feira, dia 17, às 9 horas, no Centro Cultural Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis. Para participação em apresentações futuras, escolas podem se inscrever por meio deste link.
*Estagiária sob supervisão de Roberto C. G. Castro
**Estagiária sob supervisão de Moisés Dorado e Simone Gomes
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.