O maestro João Rocha e o pianista Hércules Gomes - Fotomontagem com imagens de Freepik e Wikimedia Commons

Orquestra Sinfônica da USP faz homenagem ao mês da Consciência Negra

Concerto neste sábado, dia 12, terá regência do maestro João Rocha e participação do pianista Hércules Gomes

10/11/2022 - Publicado há 2 anos

Texto: Emilly Gondim

Arte: Rebeca Fonseca

Em homenagem ao mês da Consciência Negra, a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) convida o maestro João Rocha e o pianista Hércules Gomes para o concerto que acontece neste sábado, dia 12, às 16 horas, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, em São Paulo. A apresentação conta com a estreia mundial do Concerto para Piano e Orquestra nº 1, de João Rocha. A entrada é gratuita e solidária, com arrecadação de alimentos. Ingressos podem ser adquiridos pela plataforma virtual Appticket.

O programa se inicia com uma obra brasileira, Ponteio, do compositor santista Gilberto Mendes (1922-2016), cujo centenário foi comemorado no dia 13 passado. “A música será uma forma de homenagear Gilberto Mendes, que foi meu mentor por dez anos”, disse o maestro João Rocha ao Jornal da USP. Em seguida, Rocha faz a apresentação mundial do seu Concerto para Piano e Orquestra nº 1, com a participação do pianista Hércules Gomes. Para finalizar, será executada a Sinfonia nº 3 em Lá Menor, Op. 56, de Felix Mendelssohn (1809-1947), apelidada de “Escocesa” e dedicada à Rainha Vitória (1819-1901), do Reino Unido.

“É um momento histórico. A Osusp tem inserido conceitos em suas apresentações e trazer a questão da consciência negra para a orquestra da maior Universidade da América Latina é muito importante para o debate do racismo no Brasil”, afirma Rocha.

A programação do concerto que a Orquestra Sinfônica da USP fará no sábado, dia 12 - Foto: Reprodução

Para Rocha, a falta de conhecimento da própria história já é um indício da presença do racismo na sociedade brasileira. “Quando alguém decide conhecer a cultura europeia e menosprezar as demais culturas, existe racismo”, observa o maestro. “Como vivemos num mundo eurocêntrico, essas ações acabam naturalizadas, mas isso não deveria acontecer. O que a Osusp traz é um ambiente para repensarmos nossas escolhas e atitudes.”

O maestro lembra que as orquestras e outros grupos de música erudita são majoritariamente brancos – tanto no que se refere ao público como no que diz respeito aos músicos. Por isso, quando uma pessoa negra está presente nesse ambiente, ela está praticando um ato de resistência e rompendo as barreiras do chamado racismo estrutural, acrescenta. “Inconscientemente existe racismo quando só se convidam artistas negros de música popular, e não de música clássica. Nós, negros, não podemos fazer música erudita?”

Quem é o maestro

João Carlos Rocha é bacharel em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre em Regência Orquestral pela Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos, atualmente faz doutorado em Música na Universidade do Kentucky, também nos Estados Unidos. Recebeu o Prêmio Honorário no Panorama da Música Brasileira e o Prêmio Eleazar de Carvalho. Foi um dos três finalistas do Smoky Mountains International Conducting Competition, premiação dos Estados Unidos.

Quem é o pianista

O pianista brasileiro Hércules Gomes é bacharel em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ele se diferencia pela influência de ritmos nacionais, jazz e música erudita. Foi vencedor do 11º Prêmio Nabor Pires de Camargo e do 1º Prêmio Mimo Instrumental. Já se apresentou em diversos festivais de música, como o Festival Piano (Buenos Aires, Argentina),  o Festival Internacional Jazz Plaza (Havana, Cuba) e o  Brazilian Music Institute (Miami, Estados Unidos).

O concerto da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) em homenagem ao mês da Consciência Negra acontece neste sábado, dia 12, às 16 horas, no Anfiteatro Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis. Pede-se a doação de um quilo de alimento não perecível. Ingressos podem ser obtidos na plataforma Appticket.