Orquestra Sinfônica da USP convida Juçara Marçal e Neymar Dias

Concerto com a cantora acontece neste sábado, dia 11, e o multi-instrumentista se apresenta no dia 17, no Centro Cultural Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária

 09/11/2023 - Publicado há 8 meses

Texto: Elcio Silva

Arte: Gabriela Varão*

A cantora Juçara Marçal e o multi-instrumentista Neymar Dias - Fotos: José de Holanda/Divulgação e Instrumental Sesc Brasil/Divulgação

A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) abre a agenda deste mês de novembro com dois novos concertos gratuitos. A próxima apresentação, pelo ciclo Concertos da Torre do Relógio, acontece neste sábado (11), às 16 horas, no Centro Cultural Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, em São Paulo. A convidada é a cantora Juçara Marçal, no solo, sob a regência do maestro André Bachur. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente na plataforma Appticket.

A programação traz como tema Respeito à Diversidade, com canções que fluem da matriz africana à MPB. Inspirada em instrumentos típicos do maracatu pernambucano, será realizada a estreia mundial de Massapê de Gonguê Abe, de Rodrigo Lima.  Obras de Clarice Assad, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Chico César, Siba Veloso, Rodrigo Campos, Kiko Dinucci e da própria Juçara Marçal completam o programa.

Em 2022 a cantora foi indicada ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa, com Delta Estácio Blues.

O ciclo de Concertos da Torre do Relógio combina palestras de especialistas com performances musicais de alta qualidade, unindo conhecimento e arte em debates que seguem formatos variados. Nesta linha, a experiência musical será mesclada com um diálogo de Marçal, que é também mestre em Letras e graduada em Jornalismo pela USP, com a professora Silvana Nascimento, do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. A conversa, que percorrerá temas antirracistas e LGBTQIAPN+, terá mediação da professora Marli Quadros Leite, pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP.

Diversidade na música

No dia 17 de novembro, sexta-feira, ao meio-dia, o convidado é o multi-instrumentista Neymar Dias, em um espetáculo de composições e arranjos autorais. A apresentação, pelo ciclo A Diversidade nas Lentes da Música de Câmara, flui por diversos estilos que atravessaram a carreira musical do artista. A entrada no Centro Cultural Camargo Guarnieri também é gratuita.

O show sem regente faz uma jornada pela versatilidade musical de Dias a partir de sua viola caipira. Da música popular à erudita, entre as raízes caipiras brasileiras, com obras de Tião Carreiro e Angelino de Oliveira, à música orquestral, com Bach e Villa-Lobos, além da música urbana. A apresentação será realizada em conjunto com o Ensemble Osusp.

Formado em Composição e Regência pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (Faam), em São Paulo, Dias integrou diversas orquestras, como a Osusp e a Orquestra Experimental de Repertório. Foi indicado, com Toninho Ferragutti, ao Grammy Latino em 2014, na categoria Melhor Álbum de Música Raiz, por Festa na Roça.

A Osusp sugere, para ambas as apresentações, a doação de alimentos não perecíveis que serão enviados a comunidades do bairro do Butantã, vizinho à Cidade Universitária.

O concerto da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) com a cantora Juçara Marçal será neste sábado, dia 11, às 16 horas, no Centro Cultural Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis. Os ingressos podem ser obtidos através da plataforma Appticket.

Já o concerto da Osusp com Neymar Dias acontece no dia 17, sexta-feira, às 12 horas, também no Centro Cultural Camargo Guarnieri. Entrada grátis. Os ingressos podem ser obtidos através da plataforma Appticket.

*Estagiária sob supervisão de Moisés Dorado


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.