A Orquestra de Câmara (Ocam) da USP - Foto: Marcelo Macauê

Orquestra de Câmara da USP traz obras barrocas, clássicas e românticas

Concerto acontece neste sábado, dia 17, às 16 horas, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária

15/09/2022 - Publicado há 2 anos

Texto: Mariana Carneiro

Arte: Guilherme Castro

A Orquestra de Câmara (Ocam) do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP retorna aos palcos neste sábado, dia 17, às 16 horas, no Anfiteatro Camargo Guarnieri da USP, na Cidade Universitária, com repertório formado por obras dos períodos Barroco, Clássico e Romântico. “Será um concerto muito colorido, muito dinâmico”, diz André Bachur, maestro adjunto da Ocam. A entrada é gratuita, mediante a doação de alimentos não perecíveis, que serão redirecionados a comunidades carentes próximas à Universidade.

O programa terá início com os trechos de abertura de Idomeneo Don Giovanni, óperas do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, sob regência dos alunos Giovanna Elias e Pietro Barbosa. Na sequência, serão apresentadas duas composições de Antonio Vivaldi, célebre músico italiano do período Barroco, com condução de Bachur: a solista Gabriela Fiorini interpretará o Concerto para Piccolo em Dó Maior, enquanto a dupla Samuel Oliveira e Wellington Ramos apresentará o Concerto para Dois Violoncelos em Sol Menor.

Três obras românticas completam o repertório: Introdução e Allegro para Cordas, Op. 47, do compositor inglês Edward Elgar, será executada por Rafael Albertini, Carolina Dorta, Kauê Belisário da Silva e Samuel Oliveira; o Concerto para Clarinete Nº1 em Fá Menor, Op. 73, de Carl Maria von Weber, será apresentado por Kaique Iritsu e o Concerto para Violino, Op. 64, de Felix Mendelssohn, ficará a cargo da solista Rafaela Pires.

O concerto inaugura uma série de apresentações da Ocam até o final do ano. Já consagrada no cenário musical brasileiro, a orquestra é um espaço de aprendizado para jovens estudantes de música da ECA. O grupo mescla repertórios eruditos e populares para, através da prática musical, contribuir na formação de seus bolsistas. O diretor artístico e regente titular é o professor Gil Jardim, do Departamento de Música da ECA.

O concerto da Orquestra de Câmara (Ocam) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP será realizado neste sábado, dia 17, às 16 horas, no Anfiteatro Camargo Guarnieri da USP (Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis, mediante doação de 1 quilo de alimento não perecível. Mais informações estão disponíveis no site da Ocam.