Mostra do Cinema da USP exibe dramas e alegrias das crianças

Em cartaz até 4 de agosto, com entrada grátis, Mundo das Crianças apresenta 17 filmes de diferentes épocas e países

 Publicado: 16/07/2024

Da Redação

Arte: Jornal da USP

O Natal do Charlie Brown (1965) – Foto: Divulgação/Cinusp

Em meio a brincadeiras e traquinagens, o protagonista de Menino Maluquinho, filme de Helvécio Ratton inspirado na obra do cartunista Ziraldo (1932-2024) e lançado em 1995, precisa conviver com a tristeza provocada pelo divórcio dos pais. Em Bom Dia, do japonês Yasujiro Ozu (1903-1963), produzido em 1959, dois irmãos resolvem fazer “greve de silêncio” até que sua mãe compre uma televisão para que eles possam assistir a lutas de sumô.

Esses são dois exemplos dos filmes que serão exibidos na nova mostra do Cinema da USP Paulo Emilio (Cinusp), Mundo das Crianças, que teve início nesta segunda-feira, dia 15, e se estende até 4 de agosto. A mostra vai exibir 17 filmes produzidos em diferentes países e épocas, sempre voltados para mostrar as preocupações, os dramas e as alegrias das crianças. “Não é fácil ser criança”, destaca o texto de apresentação do evento, publicado no site do Cinusp, justificando a importância de dar visibilidade ao tema. “Enquanto os adultos passam seus dias preocupados com dinheiro, horários, saúde e trabalho, as crianças guardam suas energias para outras questões. Quem será o dono da rua? Como se tornar um jogador de futebol? Como lidar com um primeiro amor? Como evitar que um irmão mais novo tire seu status de queridinho da mamãe?” 

Com entrada grátis, os filmes são apresentados em sessões realizadas nas salas do Cinusp localizadas no Centro Cultural Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, em São Paulo, e no Centro MariAntonia, na Vila Buarque, região central da capital paulista (a programação completa da mostra está disponível neste link).

Dramas infantis e política se mesclam num dos filmes apresentados na nova mostra do Cinusp, O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias (2006), de Cao Hamburger. Nessa obra, o protagonista é um garoto apaixonado por futebol, Mauro, que acompanha a Copa do Mundo de Futebol de 1970, enquanto espera seus pais, que ele acredita estarem em viagem de férias. Na realidade, eles estão ausentes porque participam da luta armada contra a ditadura militar então instalada no Brasil. “A cruel realidade se contrapõe ao olhar infantil, que absorve a violência do momento e a abstrai, não raro, em termos futebolísticos”, destaca o texto do Cinusp.

Futebol é tema presente também em A Bola de Ouro (1994), do diretor guineense Cheik Doukouré. No filme, Bandian é um garoto que quer se tornar o melhor jogador de futebol do continente africano. Para isso, procura um feiticeiro que realiza um ritual para lhe dar rapidez e precisão nas pernas. “O filme é um retrato dessa paixão, assim como da cultura local. Os treinos do menino contam com percussionistas e danças típicas.”

Uma produção menos conhecida do cineasta francês François Truffaut (1932-1984) está presente na mostra, Na Idade da Inocência (1976), que aborda a vida de um grupo de crianças numa pequena cidade francesa. 

É em Nova York que se passa Esconde-Esconde (1996), em que a diretora norte-americana Su Friedrich, inspirada na sua própria infância, narra a história de Lou, uma pré-adolescente que descobre sua sexualidade. O filme inclui entrevistas com mulheres adultas, que lembram as experiências de uma adolescência lésbica.

Baseado num conto de Stephen King, Conta Comigo (1986) retrata o traumático encontro entre a inocência da criança e a violência do mundo. Nele, quatro garotos ficam sabendo que alguém foi morto na zona rural da cidade onde vivem e resolvem ir até lá encontrar o corpo. “No trajeto, percebem que, mesmo a contragosto, a infância está chegando ao fim.”

Estão previstas sessões conjuntas dos filmes Hair Love (1994) – do trio de cineastas Bruce Smith, Matthew Cherry e Everett Downing – e Crooklyn: Uma Família de Pernas Pro Ar (1994), de Spike Lee. Isso porque os roteiros têm semelhanças: ambos mostram o cotidiano de famílias negras e suas relações domésticas. “A sessão apresenta uma nova visão à figura paterna negra, guardando para a mesma um papel de cuidado e atenção para os filhos”, informa o Cinusp. Em Hair Love, um pai recebe a tarefa de cuidar do cabelo crespo de sua filha, enquanto Crooklyn: Uma Família de Pernas Pro Ar mostra um casal afro-americano tentando criar os filhos.

Em Boy (2010), o menino protagonista do filme vive numa pequena cidade da Nova Zelândia.  “Com toda a sua inocência, o menino acredita que seu pai, que na verdade está preso, é um super-herói ocupado em salvar o mundo. Quando o homem foge da prisão, porém, a percepção do garoto é confrontada com a realidade.”

A animação japonesa Sussurros do Coração (1995) narra os primeiros amores da infância de uma menina, o desafio do dever de casa e a descoberta do seu lugar no mundo. “O filme é a primeira e única direção assinada por Yoshifumi Kondo, que teria se tornado um dos principais nomes do Estúdio Ghibli se não fosse por sua morte precoce.”

Outra animação presente na mostra é Divertida Mente (2015). A partir da história de Riley, uma garota que acabou de mudar de cidade, o filme propõe uma visão única e criativa sobre a psique humana.”

Le Pupille (2022), da diretora Alice Rohrwacher, é ambientado nos anos 1940 e conta a história de um grupo de órfãs italianas que são diariamente importunadas pelas freiras que administram o internato em que vivem. “A rabugice das freiras, porém, é apenas combustível para a graça e a malícia das meninas, que revidam em toda a sua infantilidade.”

Le Pupille será exibido nas mesmas sessões que apresentarão O Natal do Charlie Brown (1965), que também se passa durante as festividades de fim de ano. “Nessa aventura, Charlie Brown, frustrado com o materialismo à sua volta, decide dirigir a apresentação de Natal da sua escola. Uma das marcas mais célebres da série de animações é a maneira como ela retrata os adultos, que aparecem sempre da cintura para baixo, falando coisas ininteligíveis.”

Os Meninos da Rua Paulo (1969), baseado no romance do escritor húngaro Ferenc Molnár, traz a história da batalha pelo Grund, um terreno baldio em Budapeste muito propenso a brincadeiras e cuja ocupação é disputada por dois grupos de garotos. “A magnitude da batalha, assim como a importância do Grund, passa despercebida pelos adultos, assim como as crianças permanecem sempre alheias às questões dos mais velhos.”

Em O Pequeno Nicolau (2009), o garoto que nomeia o filme pensa ter ouvido seus pais conversando sobre a gravidez da mãe e se desespera com a possibilidade de não ser mais filho único e, por consequência, o centro das atenções. “Baseado na série de livros francesa, o filme traduz para a tela grande toda a candura do seu material original.”

No filme Lição de Casa (1989), o diretor iraniano Abbas Kiarostami entrevista várias crianças iranianas para saber qual é a opinião delas sobre as tarefas escolares. “As respostas são inusitadas, mas muito elucidativas da relação das crianças com o ato de ser filmado.”

A mostra Mundo das Crianças, do Cinema da USP Paulo Emilio (Cinusp), fica em cartaz até 4 de agosto nas salas do Cinusp localizadas no Centro Cultural Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, em São Paulo) e no Centro MariAntonia (Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque, em São Paulo, próximo às estações Santa Cecília e Higienópolis-Mackenzie do Metrô). Entrada grátis. Mais informações e a programação completa da mostra estão disponíveis no site do Cinusp.


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