Diana Caçadora, c. 1930 (feltro) — Doação Fulvia e Adolpho Leirner, Art Déco Brasileiro

MAC mostra o viver moderno no universo da arte e design

Exposição “Art Déco Brasileiro” exibe o cotidiano da elite cafeeira e industrial de São Paulo nos anos 1930

29/09/2022 - Publicado há 2 anos

Texto: Leila Kiyomura

Arte: Guilherme Castro

Quando visitar a mostra Art Déco Brasileiro – Doação Fulvia e Adolpho Leirner, o público vai entrar em um novo universo no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP. Vai ser acolhido por ambientes que revelam o estilo do viver moderno da elite cafeeira e industrial de São Paulo dos anos 1930. Quase irá se sentir em casa, mas, ao observar a disposição das peças, perceberá que elas contam uma história que transcende a esfera doméstica.

A sala com sofás de linhas geométricas que trazem as marcas do uso e do passar do tempo revela a história da arte, design e arquitetura. “O MAC apresenta um conjunto de 47 objetos e documentos referentes às obras doadas pelo casal Fulvia e Adolpho Leirner em 2020”, explica a diretora  do MAC, professora Ana Gonçalves Magalhães. “Essa doação é muito relevante. São peças de mobiliário, decoração, design, têxtil, relevos e impressos, entre outros itens, que permitem aprofundar o conhecimento sobre a história das artes visuais na primeira metade do século 20.”

Se a sala de estar impressiona com a disposição dos objetos como obras de arte, é importante anotar que o mobiliário foi criado pelo célebre arquiteto Gregori Warchavchik para a exposição da Casa Modernista de 1930, no Pacaembu. “Esse é um conjunto único que mostra os artistas modernistas trabalhando para a elite de São Paulo. E não tem igual no Brasil.”

Ana Magalhães desenvolveu a mostra com uma equipe especializada. A curadoria, além de sua participação, contou com os pesquisadores, museólogos e historiadores da arte Gustavo Brognara e Renata Rocco.

Ana Gonçalves Magalhães - Foto: Reprodução/FAPESP

“As peças saem de um contexto de uso doméstico, em que eram usadas como objetos de decoração, e passam a ser entendidas como objetos de museu.”

Para essa exposição, os curadores adotaram um partido expográfico que faz a demonstração para o público dos modos de musealização dessas peças. “Elas saem de um contexto de uso doméstico, em que eram usadas como objetos de decoração, e passam a ser entendidas como objetos de museu”, observa Ana Magalhães.

Art Déco Brasileiro – Doação Fulvia e Adolpho Leirner

Fulvia e Adolpho Leirner reuniram um conjunto de obras de arte sem precedentes. “O interesse pelo universo do design motivou-os a iniciar sua coleção na passagem dos anos 1950 para os anos 1960, logrando reunir uma produção incontornável para o entendimento das artes aplicadas no Brasil”, acentua Gustavo Brognara. “Em contato com artistas, galeristas e outros colecionadores, os Leirner estudaram, documentaram, preservaram e divulgaram sua coleção, ao mesmo tempo em que conviviam com seu acervo no cotidiano doméstico.”

Renata Rocco explica: “O público vai encontrar toda uma pesquisa que foi realizada com o colecionador e o seu arquivo. Em mais de 60 anos, seja em grupo ou em empréstimos pontuais, as peças participaram de exposições em diversos museus, que foram publicadas em artigos e ensaios de jornais e revistas no Brasil e no exterior.”

Fulvia e Adolpho Leirner com a equipe de curadoria: Ana Magalhães, Pedro de La Costa, Gustavo Brognara e Renata Rocco - Foto: Divulgação

Essa divulgação, segundo os curadores, contribuiu para os debates do que significava modernidade, para além dos suportes tradicionais das artes visuais. “As peças da Coleção Fulvia e Adolpho Leirner do art déco brasileiro são exemplares do mercado de luxo daquele período, evidenciando as possibilidades de atuação profissional dos artistas modernos.”

Na coleção e na exposição estão presentes obras de Regina Graz, Antônio Gomide, Flávio de Carvalho, Cássio M’Boy, John Graz e Antelo del Debbio, entre outros.

A exposição Art Déco Brasileiro – Doação Fulvia e Adolpho Leirner está em cartaz até 17 de setembro de 2023, de terça-feira a domingo, das 10 às 21 horas, no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP (Avenida Pedro Álvares Cabral, 1.301, Ibirapuera, em São Paulo). Grátis. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2648-0254.