Livro reúne ideias e propostas para o fortalecimento da educação no Brasil

Já disponível no Portal de Livros Abertos da USP, obra produzida pela Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP será lançada nesta quinta-feira, dia 9

 07/05/2024 - Publicado há 7 meses

Texto: Julia Alencar*
Arte: Diego Facundini**

Fotomontagem Jornal da USP com imagens de: Secretaria de Educação do Maranhão/Divulgação; Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica/Reprodução

Nesta quinta-feira, dia 9, às 9 horas, será lançado o livro digital Universidade e Educação Básica – Ensaios Bosianos, que traz 26 artigos assinados por 51 pesquisadores. Esses artigos reproduzem as discussões realizadas nos últimos cinco anos pela Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP, abordando temas como dilemas da educação básica no Brasil, tecnologias da informação e comunicação, inovações curriculares, antirracismo, desigualdades e o conceito de competência na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Tínhamos reuniões todas as quintas-feiras, e esse livro surge numa tentativa de registrar de forma mais organizada nossas discussões e dividi-las com a comunidade”, afirma o professor Naomar de Almeida Filho, um dos organizadores do livro, que foi titular da cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica desde 2020 até o mês passado, quando deu lugar à professora Bernardete Gatti. Com 392 páginas, o livro já está disponível gratuitamente no Portal de Livros Abertos da USP. O evento de lançamento da obra será realizado no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, na Cidade Universitária, com transmissão ao vivo pelo canal da cátedra na plataforma YouTube e pelo site do IEA. A entrada é grátis.

Escrito por pesquisadores e pós-doutorandos ligados a diferentes grupos da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica, Universidade e Educação Básica é uma obra diversificada. No lançamento do livro, os coordenadores dos diferentes grupos vão explicar o processo de produção da obra. “Houve grupos que convidaram especialistas, outros fizeram capítulos que narram atividades realizadas pela cátedra, outros ainda são mais parecidos com arquivos”, explica Almeida Filho. “É interessante que cada coordenador explique seu processo ao público.” Além do ex-titular da cátedra, o livro é organizado também pelos professores Nilson José Machado, Lino de Macedo e Luís Carlos de Menezes e pela professora Bernardete Gatti.

O professor Naomar de Almeida Filho, titular da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica de 2020 a 2024 - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Homenagem a Bosi

Como ressalta Almeida Filho, o livro é uma homenagem ao crítico literário e professor da USP Alfredo Bosi, que dá nome à cátedra, falecido em 2021. No primeiro capítulo, o professor Nilson José Machado, da Faculdade de Educação da USP, explica ao leitor a importância de Alfredo Bosi para a educação brasileira e para as questões discutidas na cátedra, além de retomar conceitos fundamentais utilizados por ele em seus trabalhos.

Naomar de Almeida Filho ainda destaca os capítulos 12 e 13, “Inovações Curriculares na Formação Docente Interdisciplinar em Ciências” e “Licenciaturas Interdisciplinares sobre Temas Contemporâneos Transversais”, respectivamente, como importantes para a compreensão e criação de políticas de capacitação de professores para a rede pública, ampliando a interdisciplinaridade de suas formações e, com isso, a qualidade de sua didática. “Esses estudos propõem algo que a legislação atual não prevê, do ponto de vista do cruzamento de matrizes. Por exemplo, o ensino das matrizes culturais afro-brasileiras, que muitos diriam ser ‘História da África’, mas não é bem assim. São temas que exigem intercessões além das disciplinas, e que não podem ser ensinados dentro das caixinhas que existem na legislação atual”, defende.

Outros capítulos do livro também tratam de temas como a preparação dos alunos para o mercado de trabalho, no capítulo 14, a educação no meio rural, em especial voltada para o antirracismo e redução de práticas sexistas, no capítulo 15, e a questão das artes como segmento multidisciplinar essencial para a formação cidadã e humanização da educação, no capítulo 16. No epílogo, o olhar dos pesquisadores se volta para o futuro da educação: “Sempre pensamos na universidade e na educação do passado e do presente, e falta um pouco de projeções para o futuro, prospecções para o mundo da educação e seus objetivos.”

Os 26 capítulos do livro se dividem em blocos, de acordo com “conceitos fundamentais”, como diz Almeida Filho. “As teorias da educação são muito discutidas e esse formato permite organizar as ideias com que trabalhamos a partir de uma reflexão crítica sobre os temas da educação. Esses conceitos fundamentais da educação se desdobram e avançam, e os organizamos pensando que a educação tem espaços, políticas e instituições, mas não é formada somente por conceitos, e sim, principalmente, por pessoas”, diz. 

O professor reforça a importância do foco na formação de profissionais da educação humanos e de qualidade, tópico recorrente nas atividades da cátedra. “A cátedra construiu muitas propostas para a própria USP refletir sobre um tema que consideramos que precisa de mais investimento: a formação de formadores. Uma universidade não é somente um lugar de pesquisa, mas também é um espaço de fomento de inovação, de tecnologia, e principalmente de formar pessoas. As pessoas que mais amplificam o trabalho da universidade são aquelas que vão formar outras. Os professores da educação básica precisam de uma formação mais rigorosa, mais fundamentada e mais competente”, acrescenta, expressando preocupação com a ida de profissionais para instituições privadas, em detrimento da educação pública. “Há uma atração de mercado de trabalho muito grande, mas também há uma atração simbólica. As escolas privadas pagam melhor, dão melhores condições de trabalho, e ao mesmo tempo têm uma valorização social maior. Por isso também a maior parte dos professores da rede pública é formada em instituições privadas, é um ciclo vicioso que não se resolve.”

Livro digital é resultado de reflexões e projetos no campo da educação - Foto: Reprodução/Cátedra Alfredo Bosi

Público de todo o Brasil

Quando assumiu a função de titular da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica, em 2020, Naomar de Almeida Filho – que é epidemiologista e professor titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA) passou a auxiliar na estruturação da cátedra, então recém-fundada e ainda não consolidada. O intuito do professor era planejar a cátedra de forma que suas pesquisas e ações não fossem somente voltadas para dentro da Universidade, e sim que se tornasse uma referência para a sociedade, problematizando questões pertinentes a todo o País. Durante a pandemia de covid-19, as atividades presenciais da cátedra foram paralisadas, e houve a implementação de minicursos on-line, voltados para pesquisadores e educadores do Brasil inteiro, intercalados com seminários, simpósios e conferências.

“Apesar das dificuldades que passamos durante a pandemia, a digitalização dos eventos fez com que nosso público crescesse muito, atingindo milhares de pessoas de todo o Brasil”, conta Almeida Filho. Em 2021, a cátedra passou a abrir vagas de pós-doutorado e, após experiências positivas com os dois selecionados, o número de vagas se expandiu e, em 2022, cerca de 40 pós-doutorandos foram admitidos. Devido ao grande volume de pesquisadores, estes foram divididos em grupos temáticos, que propuseram inovações no âmbito educacional, como as licenciaturas interdisciplinares. Atualmente, a cátedra segue oferecendo minicursos, assim como organizando simpósios, colóquios, seminários e conferências, a maioria no formato híbrido.

O evento de lançamento do livro digital Universidade e Educação Básica – Ensaios Bosianos será realizado nesta quinta-feira, dia 9, às 9 horas, no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP (Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis. Não é preciso fazer inscrição. Mais informações estão disponíveis no site do IEA.

O livro Universidade e Educação Básica – Ensaios Bosianos já está disponível gratuitamente no Portal de Livros Abertos da USP.

 

*Estagiária sob supervisão de Roberto C. G. Castro
**Estagiário sob supervisão de Moisés Dorado


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