Docente da USP preside a Federação Latino-Americana de Semiótica

Professora Clotide Pérez foi eleita durante congresso realizado neste mês na Escola de Comunicações e Artes

Publicado: 12/07/2024
A professora Clotilde Pérez – Foto: Lucas Silvestre/cedida por Clotilde Pérez

A professora Clotilde Pérez, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, é a nova presidente da Federação Latino-Americana de Semiótica (Fels). Ela foi eleita durante o 10º Congresso da Fels, realizado entre 2 e 5 deste mês na ECA. “Agradeço pela confiança depositada em mim pelos pesquisadores latino-americanos”, disse Pérez após ser eleita em assembleia geral da Fels. “Retribuirei com trabalho, excelência e sentido público. A junta diretiva hoje eleita expressa nossos princípios e com ela levaremos a semiótica ao futuro, construindo cotidianamente o futuro da semiótica.”

Sete países latino-americanos estão representados no novo conselho diretor da Federação Latino-Americana de Semiótica, agora liderado por Clotilde Pérez e pelo secretário geral Bruno Pompeu, também professor da ECA. “A proeminência geracional está assegurada no campo dos estudos semióticos latino-americanos e, da mesma forma, essa nova equipe de gestão garante um futuro promissor para a ciência semiótica”, afirmou o professor espanhol José María Paz Gago, que deixou a presidência da Fels para Clotilde Pérez. Pesquisadores de 137 universidades participaram do 10º Congresso da Fels, que teve como tema geral Semiótica do Futuro – Futuro da Semiótica. Mais de 400 trabalhos foram apresentados no evento, que incluiu 18 sessões plenárias.

“Vamos juntos fazer avançar a semiótica pautada na diversidade, no diálogo interdisciplinar e na excelência da pesquisa e da formação”, escreveu Clotilde Pérez em rede social. A nova presidente da Fels é professora da ECA desde 2002. Na ECA, ela leciona as disciplinas de Administração Publicitária e Planejamento Publicitário, para cursos de graduação, e Semiótica e Rituais de Consumo, para a pós-graduação. É autora de Fixação da Crença, Charles S. Peirce (Paulus, 2023), Há Limites para o Consumo? (Estação das Letras e Cores, 2020) e Signos da Marca: Expressividade e Sensorialidade (Cengage Leaning, 2017), entre os 27 livros que produziu como autora, coautora e organizadora.