As preciosidades de Machado de Assis entre as mãos do leitor

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP lança exposição e catálogo com as raridades e primeiras edições do escritor

19/08/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 22/08/2022 as 13:50

Texto: Leila Kiyomura

Arte: Ana Júlia Maciel

O leitor de Machado de Assis vai ter um encontro raro com a obra do escritor. No dia 25 de agosto, às 18 horas, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP lança oficialmente a exposição virtual Machado de Assis: Primeiras Edições e Raridades e o catálogo impresso e digital Primeiras Edições de Machado de Assis na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, com a reprodução de 47 obras do autor de Memórias Póstumas de Brás Cubassite da exposição já pode ser acessado. Ele disponibiliza para consulta todas as primeiras edições de obras de Machado de Assis, publicadas entre 1861 e 1908.

O leitor/visitante logo percebe que vai mergulhar entre detalhes inusitados da obra machadiana. No site está o convite:

“Esses livros contêm algumas das personagens e dos enredos mais marcantes da literatura brasileira, que há mais de século encantam e desafiam leitores e críticos do mundo todo. Os 47 exemplares que compõem a Machadiana da BBM são também testemunho de várias histórias: da literatura, da imprensa, da edição de livros, dos recursos gráficos, da sociabilidade literária e do colecionismo. Esta exposição mostra como os livros permitem conhecer melhor cada um desses aspectos da cultura letrada no Brasil.”

O professor Hélio de Seixas Guimarães – Foto: IEA USP

Desses 47 exemplares, 37 foram integralmente digitalizados. A exposição encanta pelas ilustrações e pelos comentários. “A ideia de fazer a exposição virtual e os catálogos decorreu da mostra presencial realizada em 2018 na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP, na qual reunimos e expusemos pela primeira vez a Machadiana da BBM”, conta o professor Hélio de Seixas Guimarães, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, curador da mostra. “Como a exposição presencial é efêmera e o público fica restrito aos que podem visitar a exposição, achamos que valia a pena ter um registro mais perene, que permitisse acesso mais amplo, o que é propiciado pela exposição virtual e pelos volumes digitalizados, que podem ser acessados gratuitamente de qualquer lugar.”

A exposição destaca a participação pioneira de Machado de Assis na história da cultura do País. “Os livros da coleção trazem elementos que os singularizam, tais como autógrafos, dedicatórias, catálogos de livrarias e editoras. Esses elementos permitem conhecer o contexto em que as obras de Machado de Assis foram produzidas e circularam pela primeira vez, além de aspectos da história cultural e social brasileira, como a história literária, da imprensa, das editoras, do colecionismo e das gráficas.”

“Os livros da coleção trazem elementos que os singularizam, tais como autógrafos, dedicatórias, catálogos de livrarias e editoras.”

O catálogo impresso e digital da mostra tem a coordenação e organização do professor Hélio de Seixas Guimarães, da crítica literária Ieda Lebensztayn, doutora pelo Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, e da pesquisadora Luciana Antonini Schoeps, doutora em Letras pela FFLCH.

No catálogo, além das 47 obras presentes na exposição, foram acrescentadas as reproduções de duas traduções para o castelhano de Memórias Póstumas de Brás Cubas e Esaú e Jacó, publicadas respectivamente em 1902 e 1905, ainda quando o escritor era vivo. “São 49 volumes colecionados por Rubens Borba de Moraes, Guita e José Mindlin em mais de 80 anos de criterioso garimpo”, observam os autores  na apresentação do catálogo, referindo-se aos célebres colecionadores que formaram o que é hoje o acervo da BBM. “Esses amantes do livro compartilharam seus achados, hoje disponíveis ao público na USP. Entre os mais de 400 itens diretamente relacionados a Machado de Assis pertencentes ao acervo, destacamos aqui os livros de Machado de Assis publicados no período de sua vida.”

Fotos: Wagner Souza e Silva

Ainda na apresentação do catálogo, os organizadores destacam: “Ao folhear estas páginas, os leitores provavelmente se surpreenderão com a longevidade e a diversidade da obra. Machado de Assis geralmente é lembrado como o autor de Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro, e de uma dezena de contos que se tornaram antológicos, como A Cartomante, Missa do Galo e Noite de Almirante. Entretanto, de 1861, quando tinha apenas 22 anos, a 1908, ano de sua morte, Machado publicou 26 títulos, compreendendo poesia, crítica, teatro, crônica, conto e romance. Contudo, o que vemos aqui não são ‘meras’ primeiras edições. Estamos diante de objetos absolutamente únicos.”

Como bem lembrou José Mindlin, também citado no catálogo: “Ao nos darmos conta da variedade de temas e de personagens de seus contos, fica difícil imaginar que uma única pessoa pudesse reunir tantos caracteres e tantas ideias diversas, situações pessoais, enredos com diferenças tão acentuadas”.

Fotos: Wagner Souza e Silva

Dedicatória autógrafa de Machado de Assis para José Maria Latino Coelho, no exemplar de Falenas, 1870.
Folha de rosto da primeira edição de Várias histórias,1896.
Folha de rosto da primeira edição de Dom Casmurro, 1899.

O lançamento oficial da exposição virtual Machado de Assis: Primeiras Edições e Raridades e do catálogo Primeiras Edições de Machado de Assis na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin acontece no dia 25 de agosto, às 18 horas, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP (Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, em São Paulo). Evento grátis. A exposição virtual já pode ser visitada neste link (clique aqui)