Pesquisa para composto versátil contra doenças bucais avança para nova fase

A CaneStat é uma proteína híbrida sintetizada dos compostos mais eficientes para a proteção contra ácidos. Aplicada em produtos comerciais, poderá proteger contra cárie e gengivite

Publicado: 18/07/2024

Texto: Julia Custódio*

Arte: Beatriz Haddad**

Projeto premiado busca desenvolver um produto  eficiente e economicamente viável para prevenção de cárie, gengivite e erosão dentária – Fotomontagem Jornal da USP feita com imagem de Rochak Shukla/Freepik e foto cedida pelas pesquisadoras

A última fase de um esforço que já soma mais de 14 anos começou este semestre na Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP. Pesquisadores desenvolveram uma proteína híbrida, derivada da película adquirida dos dentes (uma fina camada de proteínas que protege os dentes contra ácidos), a CaneStat. Agora, o objetivo é testar a eficácia deste composto contra gengivite, cárie e outras doenças bucais, aplicado em um enxaguante.

O estudo clínico com o enxaguatório bucal faz parte da pesquisa de doutorado da Carolina Ruis Ferrari e integra o projeto temático do laboratório da professora Marília Afonso Rabelo Buzalaf. Em parceria com a Universidade de Havard, o estudo foi premiado pelo Instituto Lemann Brazil Research Fund, que financia projetos de pesquisa focados em questões atuais que o Brasil enfrenta.

No País, a pesquisa vai analisar as proteínas do biofilme (placa bacteriana) e da saliva em pacientes com doença periodontal — uma inflamação na gengiva devido ao acúmulo de biofilme. O grupo de 48 pessoas (24 saudáveis e 24 com gengivite) usará um bochecho que contém a proteína híbrida por cerca de um mês, com grupo controle. O acompanhamento dos grupos vai coletar amostras de biofilme e o material seguirá para os laboratórios de Harvard, onde as análises microbiológicas serão realizadas.

Carolina Ruis Ferrari e Marília Afonso Rabelo Buzalaf - Foto: Arquivo pessoal das pesquisadoras

“O objetivo é avaliar a alteração no perfil proteico da película adquirida do esmalte dentário e na composição do microbioma oral”, explica a pesquisadora.

Com esses testes, as cientistas esperam ter resultados promissores em relação à película adquirida, com o aumento de proteínas resistentes a ácido promovido pela CaneStat. “Essa alteração na película adquirida pode mudar a composição do biofilme, que é formado por bactérias, e então teremos bactérias menos patogênicas”, diz Carolina Ferrari.

A história da CaneStat

Segundo Marília Afonso Rabelo Buzalaf, professora da FOB e orientadora do trabalho, algumas proteínas da película adquirida dos dentes são mais protetoras contra ácidos do que outras. A partir desse conceito, o laboratório começou a estudar quais proteínas da composição eram as mais eficientes.

Ao enriquecer a película adquirida com as proteínas, os estudos do laboratório constataram que a cistatina e a estaterina, dentre as proteínas da camada, são as que conferem maior proteção aos dentes.

“A cistatina e estaterina são recombinantes humanas, ou seja, são muito caras e isso inviabilizaria um produto comercial, por exemplo, uma solução para bochecho enxaguatório. Então, nós começamos a procurar soluções alternativas para produzir essas proteínas”, conta Marília Buzalaf.

O objetivo desta nova etapa é testar a eficácia do CaneStat contra gengivite, cárie e outras doenças bucais, aplicado em um enxaguante – Foto: Arquivo pessoal das pesquisadoras

Em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), foi testada uma cistatina recombinante derivada da cana-de-açúcar, obtendo bons resultados. Para a produção de estaterina, o laboratório entrou em contato com o Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp), que sintetizou um peptídeo dessa proteína que contém maior afinidade química à película adquirida, com 15 aminoácidos, e também teve resultados positivos.

A próxima etapa desse projeto temático se concentrou em juntar os dois compostos para sintetizar uma proteína híbrida que potencializa a proteção contra ácidos. A combinação só foi possível com a substitutíção de um dos aminoácidos da cadeia, o ácido aspártico, que se liga mais facilmente à cistatina sintética. Assim, após quase 14 anos, surgiu a CaneStat.

A CaneStat é uma proteína versátil, que terá a capacidade de proteger contra os maiores problemas bucais (cárie, gengivite e erosão dentária) a partir do desenvolvimento de um produto com o ativo. Porém, a dificuldade de sintetizar essa proteína ainda é uma barreira para a produção em larga escala de produtos comerciais acessíveis.

Mais informações: no e-mail carolinaruisferrari@usp.br, com Carolina Ruis Ferrari.

*Estagiária sob supervisão de Fabiana Mariz