O que é uma epidemia?

O pesquisador Amaury Dal Fabbro, epidemiologista da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, explica as diferenças entre epidemia, endemia, pandemia e surto epidêmico.

21/02/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 23/10/2019 as 9:43

Epidemia, endemia, pandemia, surto epidêmico — quem estuda a transmissão de doenças infecciosas, como o pesquisador Amaury Dal Fabbro, epidemiologista da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, conhece as diferenças. Neste vídeo, a gente fica sabendo: febre amarela silvestre, no Estado de São Paulo, por enquanto é surto epidêmico.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=do9-cWWjzQg[/embedyt]

Febre Amarela

Estes conceitos estão relacionados com o aumento e a diminuição da frequência de uma doença, em uma determinada população e em uma determinada situação, localização ou época do ano. No caso da febre amarela, Dal Fabbro explica que se trata de um “surto localizado que coincide com epizootia em primatas não-humanos”. Isto é, a transmissão ocorre entre algumas espécies de macacos em regiões de florestas. O homem entra em contato com esses ambientes e contrai a doença através dos mosquitos Haemagogus e Sabethes. “Mas eu não acredito que isso se espalhe”, afirma o epidemiologista que ressalta a importância e a eficácia da vacina.