Droga que trata hepatite C é eficaz contra zika

De 6 a 12% dos nascimentos de mães que tiveram zika resultaram em bebês com malformações.

 24/01/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 02/07/2019 as 15:28
Por

Desde que começaram a surgir os primeiros casos de zika no País em 2015, cerca de 230 mil pessoas foram infectadas, segundo dados do Ministério da Saúde. A epidemia preocupou, principalmente, porque logo se descobriu a ligação entre gestantes infectadas com o vírus e o nascimento de bebês com microcefalia e outros problemas neurológicos.

Pesquisa realizada no Instituto de Ciências Biomédicas da USP e coordenada pela neurocientista Patricia Beltrão Braga pode trazer esperança para pessoas que contraírem a síndrome congênita do zika. Uma droga já utilizada para tratar a hepatite C foi testada em células do sistema nervoso e em camundongos e se mostrou eficiente para barrar, principalmente, a transmissão vertical do vírus.

[embedyt] https://www.youtube.com/embed?listType=playlist&list=PLAudUnJeNg4uRIgj4SEd7-d5x3YDZeVCG[/embedyt]

O artigo foi publicado na Scientific Reports.

Quer entender o que são minicérebros? Assista ao vídeo.

Temos uma playlist sobre a relação entre zika e microcefalia.

 

Por Fabiana Mariz, do Núcleo de Divulgação Científica da USP
Imagens Alan Petrillo | Edição de vídeo: Fabiana Mariz e Alan Petrillo


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.