A Revista Sala Preta acaba de publicar o seu último número (volume 17, número 2, 2017). A edição traz uma homenagem à documentação e acervos sobre a história do teatro brasileiro. São quase 20 artigos sobre o tema, nos quais apresentam exemplos de revisões históricas feitas a partir da pesquisa em arquivos. Pesquisadores reconhecidos por seus trabalhos na área assinam textos da publicação.
Entre os assuntos abordados, Maria Thereza Vargas, pioneira no campo no país, relata a sua experiência de documentação teatral no antigo Idart, atualmente a Divisão de Pesquisas do Centro Cultural São Paulo. O Centro de Documentação da Funarte e a Fundação Biblioteca Nacional também aparece na publicação através de outros autores.
![](https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2014-05-26-carmen14-HeloisaBallarini-1024x658-1024x658.jpg)
Outro destaque é Falas de camarim: história oral e história do teatro, em que Tania Brandão valoriza a história oral ao entrevistar artistas de teatro como fontes de pesquisas. Enquanto Fausto Viana defende a relevância dos figurinos de espetáculos como documentos fundamentais das encenações no artigo O traje como documento.
A Sala Preta é uma publicação semestral do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. A edição está disponível no Portal de Revistas USP.
Mais informações: e-mail revistasalapreta@gmail.com