USP e UFSCar discutem pesquisa em educação matemática

Evento busca contribuir para o desenvolvimento das teorias e práticas educacionais na área

26/01/2017 - Publicado há 7 anos

Entre os dias 11 e 12 de abril, o IV Fórum de Discussão – Parâmetros Balizadores da Pesquisa em Educação Matemática colocará em debate pesquisas em educação, psicologia, filosofia, história ou tecnologia aplicadas à educação matemática.

O evento é promovido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. As inscrições podem ser realizadas até 19 de março no site do Fórum.

“O foco é discutir quais metodologias de pesquisa e referenciais teóricos estão sendo utilizados dentro das diversas vertentes da educação matemática”, explica Edna Zuffi, professora do ICMC. “No caso de estudos na área utilizando a tecnologia, por exemplo, poderemos evidenciar, nesse fórum, que tipo de técnicas e métodos de análise estão sendo aplicados para as investigações sobre o ensino e a aprendizagem nessa linha”.

Realizado pela primeira vez em São Carlos, o evento discutirá as dificuldades enfrentadas em cada temática a fim de trazer contribuições tanto teóricas quanto para as práticas educacionais. Para isso, está programada a mesa redonda sobre “A diversidade de investigação no campo da educação matemática”, que debaterá o atual cenário das pesquisas da área e da ciência, com a participação do professor Antonio Garnica, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), o professor Dario Fiorentini, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a professora Sandra Magina, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Grupos de discussão

Voltado para pesquisadores, alunos de graduação e de pós-graduação e recém-formados, o evento também contará com nove grupos de discussão com inscrições abertas apresentação de trabalho. São eles: pesquisa em formação de professores em educação matemática, pesquisa em práticas escolares em educação matemática, pesquisa em história da educação matemática, pesquisa em currículo e avaliação em educação matemática, pesquisa em psicologia da educação matemática,  pesquisa em tecnologia e ensino à distância em educação matemática, pesquisa em educação matemática e cultura, pesquisa em filosofia e educação matemática e pesquisa em filosofia e educação matemática.

Os pesquisadores interessados em apresentar seus trabalhos podem escolher um dos nove grupos e submeter um resumo até o dia 19 de março, enviando-o para o e-mail parametrosbalizadores4@gmail.com. Será aceito apenas um texto por grupo de pesquisa, que deverá ser disponibilizado na página do evento até o dia 28 de março.

Ao final do evento, haverá uma plenária que apresentará um resumo sobre o que foi debatido em cada grupo de discussão. O Fórum terá início no dia 11 de abril, às 9h30, e a abertura acontecerá no teatro Florestan Fernandes, da UFSCar. Confira a programação completa no site do evento.

A primeira edição do Fórum aconteceu em 2011, no campus de Rio Claro da Unesp, e desde então é realizado a cada dois anos. Em 2017, também participam da organização do evento o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus de São Carlos, e a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

Da Assessoria de Comunicação do ICMC

Mais informações: e-mail parametrosbalizadores4@gmail.com, site http://balizadoresedumat4.wixsite.com/forum