USP tem projeto de educação fiscal premiado pela Associação Nacional de Graduandos em Administração

O projeto Educare leva educação fiscal a estudantes de instituições públicas e privadas e ganha prêmio por ser uma prática inovadora de ensino e aprendizagem

Publicado: 23/10/2024 às 17:11
Educare é um projeto de educação fiscal criado por alunos e docentes da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto – Ilustração: rawpixel.com / Freepik

O projeto Educare – Educação Fiscal nas Escolas, promovido pela organização estudantil Nexos Gestão Pública, com apoio do Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas (GPublic), grupo de pesquisa coordenado pelos professores Claudia Souza Passador e João Luiz Passador da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP, recebeu o Prêmio de Extensão da Associação Nacional de Graduandos em Administração (Angrad) de 2024.

A Angrad é uma das associações de maior representatividade no meio acadêmico brasileiro e tem o objetivo de promover a elevação da qualidade do ensino da Administração. O prêmio reconhece e celebra as práticas inovadoras de ensino e aprendizagem nas instituições de ensino superior do Brasil, destacando aquelas que contribuem para a melhoria da qualidade dos cursos de Administração e afins.

Cláudia Souza Passador – Foto: FEA-RP/USP

Educare

Levando em conta a escassez de disciplinas relacionadas à cidadania e aos direitos e deveres da população, o Educare é um projeto que leva educação fiscal a estudantes de instituições públicas e privadas. Por meio de encontros nas escolas, dinâmicas em grupo, aulas e visitas guiadas às faculdades, o projeto visa levar assuntos necessários à manutenção da cidadania para os adolescentes, englobando os direitos e deveres perante a sociedade.

A coordenadora do GPublic e da Nexos, professora Claudia Souza Passador, conta que o objetivo da iniciativa é que os alunos compreendam, já no ensino médio, as funções e responsabilidades do pacto federativo. Já o presidente da Nexos, Antonio Augusto do Valle Silva, acredita que os jovens terão maior impacto na sociedade, pois estão na fase inicial de exercer seu papel como cidadãos. “Além disso, o Educare aborda temas relacionados a perspectivas de futuro, demonstrando as oportunidades possíveis a eles na escolha de sua vida profissional e acadêmica.”

O Educare é desenvolvido em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação da USP, Receita Federal, Secretaria da Educação de Ribeirão Preto e a Prefeitura do Campus da USP em Ribeirão Preto. Também participam do projeto o professor João Luiz Passador, da FEA-RP, e a professora Flávia Trentini, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP.

*Estagiária sob supervisão de Rose Talamone