USP Ribeirão recebe competidores da Olimpíada Regional de Química

Cerca de 300 alunos de escolas públicas e privadas realizam segunda fase da competição no Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

07/11/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 08/11/2019 as 12:50

Nesta quinta-feira, dia 7 de novembro, às 14 horas, cerca de 300 alunos participam da segunda fase da 17ª Olimpíada Regional de Química (ORQ), realizada no Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.

Nesta fase, os professores das escolas de Ribeirão Preto e região, que participaram da primeira fase, selecionam dois alunos de cada série do ensino médio para representar a escola nas provas teórica e prática, e um aluno para fazer uma redação com o tema da ORQ deste ano, 150 anos da invenção mais genial do mundo: Tabela Periódica.

As três escolas que alcançarem melhor colocação serão premiadas com troféus e medalhas e as duas escolas que ficarem em primeiro lugar (uma da rede pública e outra da rede privada) poderão realizar um estágio de 20 horas nos laboratórios de pesquisa do Departamento de Química da Filô. Além disso, os quatro melhores colocados serão selecionados para participar da Olimpíada Estadual de Química

Enquanto os alunos realizam a prova, os professores das escolas da cidade e da região podem participar de duas oficinas: A aplicação dos elementos químicos na odontologia, com o dentista Ricardo Nogueira Fracon, e Respiração e controle de ansiedade, com a professora de yoga Andrea Cassettari.

A promoção é do Centro de Ensino Integrado de Química (Ceiq) do Departamento de Química da FFCLRP, coordenado pela professora Daniela Gonçalves de Abreu Favacho.

Mais informações: (16) 3315.3856/(16) 3315.4387/ou pelo e-mail: ceiqusp@gmail.com