USP busca homens hipertensos e homens saudáveis para estudo com substância da beterraba

Participantes devem ter disponibilidade para realização de entrevista e exames em Ribeirão Preto

 15/02/2024 - Publicado há 5 meses
Por

Pesquisadores da Faculdade de Medicina (FMRP) e da Escola de Enfermagem (EERP), ambas da USP em Ribeirão Preto, buscam voluntários hipertensos e voluntários saudáveis para estudo que vai avaliar o efeito do nitrato presente na beterraba no tratamento da pressão alta.

Para participar, os voluntários precisam ser homens, ter entre 20 e 65 anos de idade, Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou menor a 35 kg/m2, usar adequadamente até dois medicamentos diferentes para controle da pressão arterial, não ter nenhuma doença grave e não ter alergia a beterraba.

Os hipertensos selecionados passarão por entrevista, testes para avaliar a função vascular, coletas de sangue e de saliva e exame com aparelho que afere a pressão em intervalos programados por 24h. Depois disso, os participantes vão iniciar dois ciclos com tratamento por 28 dias (uma rodada com placebo e outra com nitrato da beterraba, ou vice-versa).

Já os homens saudáveis (que não tenham hipertensão), com idade entre 20 e 65 anos e IMC igual ou menor a 35 kg/m2, farão parte do grupo controle. O processo envolve entrevista, testes para avaliar a função vascular, coletas de sangue e de saliva e exame com aparelho que afere a pressão em intervalos programados por 24h.

A pesquisa Estudo comparativo de efeitos anti-hipertensivos e de alterações bioquímicas após tratamento com extrato de beterraba em indivíduos negros e brancos hipertensos tem a coordenação do professor José Eduardo Tanus dos Santos, da FMRP, e conta com as pesquisadoras Vitória Carolina Rondon Pereira, Letícia Perticarrara Ferezin e Sandra de Oliveira Conde Tella e com os docentes Anderson Soares da Silva, Eduardo Barbosa Coelho e Riccardo Lacchini.

Mais informações e pré-inscrição: (18) 99714 2052 ou (16) 99215 9945.

Como calcular o IMC

O Índice de Massa Corporal (IMC) é usado para avaliar se a pessoa está no peso ideal em relação à altura. O cálculo é a divisão do peso do paciente pela altura elevada ao quadrado.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.