Semana de Arte da USP em Ribeirão Preto é destaque do “Express Cultura” desta segunda-feira (26/6)

Um dos organizadores, Lelo Guazzelli explicou evento, que fecha o semestre com teatro, cinema e música

26/06/2023 - Publicado há 1 ano
Teatro do Campus tem atividades durante toda a semana – Foto: Vladimir Tasca – SCS-RP
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta segunda-feira (26/6) traz como destaque a entrevista com Lelo Guazzelli, um dos organizadores da Semana de Arte da Seção de Atividades Culturais da Prefeitura do Campus da USP em Ribeirão Preto, evento que começa nesta segunda-feira e vai até sábado, no Teatro do Campus. Guazzelli diz que o projeto tem como intuito fechar o semestre com muito teatro, cinema, música e artes no geral. Quem abre a programação é o Coral da USP de Ribeirão Preto, Madrigal Revivis, com apresentação às 20h. A entrada é livre para todos os públicos e gratuita.

A Semana Coral da Companhia Minaz, que teve início no fim de semana, traz uma programação repleta de atrações de cidades da região. A partir das 20h, o espaço recebe o Coral Minaz Oficina, seguido pelo Coral Saber Viver, do Projeto Cantar Viradouro, e pelo Projeto Cantar Serrana. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos, mas é necessário reservar os lugares desejados neste link. O Teatro Minaz fica na Rua Carlos Chagas, 273, no Jardim Paulista.

A Casa Belas Artes tem três filmes em cartaz nesta segunda. Às 14h, o espaço traz o longa Seus Ossos e Seus Olhos, de Caetano Gotardo, que conta a história de João, um cineasta inspirado por seus encontros e desencontros na vida paulistana. Em seguida, às 16h, é a vez do iraniano Sem Ursos, dirigido por Jafar Panahi, que apresenta duas histórias paralelas de amor, em que os parceiros são frustrados por obstáculos ocultos inevitáveis. Por fim, às 19h, o cinema exibe o documentário brasileiro Dos 3 Aos 3, de Bianca Bethonico, que acompanha de perto o crescimento de Ravi, dos três meses aos três anos. Os ingressos para cada sessão custam R$ 40,00 a inteira e R$ 20,00 a meia, com pagamento apenas em dinheiro. A Casa Belas Artes de Cinema fica na Rua Conselheiro Dantas, 500, na Vila Tibério.

A Secretaria de Cultura e Turismo promove, às 18h, um encontro com artistas do teatro para abordar temas relacionados ao Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto. Neste ano, o evento acontece entre 18/8 e 6/9. A reunião acontecerá no Salão Rosa do Palácio do Rio Branco, localizado na Praça Barão do Rio Branco, no Centro.

Embora o aniversário de Ribeirão Preto tenha sido na última semana, a cidade celebra seus 167 anos com uma programação especial até o fim de junho. Na agenda desta segunda tem a exposição Santos Reis, no Mercadão Central, até 18h. O Palácio do Rio Branco recebe, também até 18h, a mostra Carnaval 2023. No Centro Cultural Palace, a exposição Inconsciente, de Vera Borges, vai até mais tarde, às 21h. Além das exibições, Ribeirão recebe ainda outras atividades, como as visitas guiadas, até 16h30, ao Palacete Camilo de Mattos, no Centro. A programação completa está neste link. Todas as atividades têm classificação indicativa livre e entrada gratuita.

Foram prorrogadas, até 17/7, as inscrições para o 10º Concurso Nacional de Projetos Escolares de Incentivo à Leitura – Professor Electro Bonini, realizado pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto em parceria com a Unaerp. O projeto é voltado a professores do sexto ao nono ano do ensino fundamental, das redes pública e particular de ensino de todo o País, e o objetivo é incentivar e divulgar o trabalho de formação de leitores jovens desenvolvido por professores no ambiente escolar. Os trabalhos inscritos serão avaliados por uma comissão composta com professores das áreas da Língua Portuguesa e Literatura. A premiação será na Feira do Livro, que acontece entre 12 e 20/8, em Ribeirão Preto.

Segunda-feira é dia de roda de choro com o projeto Choro da Casa. O tradicional encontro é aberto a todos, tanto para escutar quanto para tocar. A atividade começa às 20h30, embaixo do relógio da Praça XV, em frente ao Theatro Pedro II. E o Bar do Chorinho promove o evento musical Segunda de Lei, que traz o grupo Samba da Ressaca. A apresentação começa às 19h30 e o couvert artístico é R$ 10,00. O Bar do Chorinho fica na Rua Daniel Kujawski, 588, no Jardim Macedo.

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Hugo Luque, estagiário.