A segunda fase do vestibular da Fuvest 2025 teve início neste domingo, dia 15 de dezembro, com as provas de português e redação. Mais de 30 mil candidatos disputam 8.147 vagas nos cursos oferecidos pela Universidade de São Paulo (USP).
Em Ribeirão Preto, onde 1.372 candidatos disputam vaga nos 26 cursos oferecidos, os vestibulandos foram surpreendidos com a presença do reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, que abriu pessoalmente o portão de acesso ao local da prova na cidade. Carlotti afirmou que o gesto simboliza a aproximação da Universidade com a sociedade e a importância da renovação proporcionada pela chegada dos novos alunos. “A Universidade fica contente e se renova com a entrada dos novos alunos”, declarou. “Abrir o portão de um vestibular tem o sentido de mostrar que estamos aqui para servir à sociedade paulista e brasileira”, afirmou o reitor.
Bruno de Carvalho Marquetti, candidato ao curso de Medicina em Ribeirão Preto, comentou sobre a presença do reitor: “Talvez um sinal de boa sorte para nós”.
Na capital, cerca de 13 mil estudantes compareceram a um dos 13 locais de prova distribuídos pela cidade. A vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda esteve na Cidade Universitária e abriu os portões no prédio do Biênio, da Escola Politécnica (Poli).
A segunda fase do vestibular da Fuvest continua nesta segunda-feira (16), com provas específicas de acordo com a carreira escolhida pelos candidatos. A divulgação da lista de aprovados está prevista para janeiro de 2025.