Os estudantes do Ensino Médio das escolas estaduais de Ribeirão Preto têm a oportunidade de conhecer as formas de acesso, estrutura de cursos e redes de apoio da USP com o Projeto de Vida e Ensino Superior: Aproximando a Rede de Educação Básica e a Universidade.
A iniciativa é da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, com coordenação do professor Fabio Scorsolini-Comin, presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária. O projeto conta com a participação da professora Natália Priolli Jora Pegoraro e da enfermeira Marina Liberale, ambas da EERP, e tem o objetivo de levar informação aos estudantes sobre as formas de ingresso e permanência na Universidade, com foco nos cursos de Enfermagem, Farmácia e Ciências Biomédicas. São realizadas rodas de conversas sobre rotinas e métodos de estudo, preparação para o vestibular, cursos, capacitação profissional e plataformas on-line gratuitas para estudo.
Segundo Scorsolini-Comin, a ação surgiu a partir do componente projeto de vida da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “É importante contribuirmos para a discussão do projeto de vida no Ensino Médio, com a educação de jovens e adultos também, pensando no papel social que a universidade ocupa, sobretudo a universidade pública e, em especial, a USP.”
As atividades educativas já foram realizadas nas Escolas Estaduais Doutor Meira Junior e Professora Glete de Alcântara e, segundo o professor, o resultado tem sido muito positivo. “Muitos estudantes não conversavam sobre as formas de acesso e ingresso ao ensino superior, havia uma discussão nas escolas sobre projetos de vida focados na inserção no mercado do trabalho e no ensino tecnicista, mas com pouca articulação com a universidade. Esse projeto permite que os estudantes tenham acesso a esse universo e às diversas possibilidades de cursos.”
O professor aponta que é importante escutar as queixas e angústias que os estudantes do Ensino Médio trazem. “A universidade, muitas vezes, parte do pressuposto de que ocupa uma posição de mais saber em relação ao discurso científico e em aspectos do fazer e da vida. Quando nós vamos para os diferentes campos de estágio, diferentes escolas e espaços conseguimos trazer esse contexto de possibilidades e escuta do público.”
Ainda estão previstas outras ações para o mês de outubro e novembro, diz o professor. “Vamos fazer outras imersões nas escolas participantes, levando a mesma proposta, para que haja um espaço de informação a respeito da universidade, cursos, formas de ingresso e permanência estudantil, mas também espaços reflexivos que discutam o papel da universidade nos projetos de vida dos estudantes da educação básica”, afirma.
A iniciativa tem apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) e dialoga diretamente com as ações do programa De Volta à Escola: Eu na USP.
Ouça no player abaixo entrevista do professor Fabio Scorsolini-Comin à Rádio USP Ribeirão.
*Estagiária sob supervisão de Ferraz Junior e Rose Talamone
O Jornal da USP no Ar, Edição Regional vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 12h, pela Rádio USP em Ribeirão Preto, com produção e reportagens da Equipe de jornalismo da Rádio USP Ribeirão. Apresentação: Mel Vieira e Ferraz Junior. Técnica: Luiz Fontana, Mario Brother e Gabriel Soares. Supervisão: Ferraz Junior. Coordenação: Rosemeire Talamone. Você pode sintonizar a Rádio USP em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em ribeirao.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.