Peça “Um Conto Chamado Circo” é destaque do “Express Cultura” desta terça-feira (4/6)

A apresentação é gratuita, aberta ao público e começa às 19h30, no Teatro Municipal

 Publicado: 04/06/2024
Por
Espetáculo Um Conto Chamado Circo, no Teatro Municipal – Foto representativa/Canva
Logo da Rádio USP

Express Cultura desta terça-feira (4) traz como destaque o espetáculo Um Conto Chamado Circo, no Teatro Municipal. A peça narra a história de Lindalva, que se sente solitária por ser visualmente diferente das outras crianças. Em um dia qualquer, ela encontra um circo e é convidada pelo dono a passar o dia todo conhecendo as atrações, os costumes, os artistas e um pouco mais sobre ela. A apresentação gratuita e aberta ao público, começa às 19h30. O Teatro Municipal fica na Via São Bento, no Campos Elíseos.

Na Biblioteca Sinhá Junqueira, às 16h, tem mais uma edição do Clube de Leitura 60+, promovido pelo Observatório do Livro. A atividade é gratuita e busca compartilhar experiências através da leitura. 

Em comemoração aos 168 anos da cidade, estreia nesta terça-feira, a exposição de obras do Primeiro Concurso Literário e de Artes Visuais, com o tema 168 Anos de Muita Paixão: Ribeirão, por ti bate meu coração. A mostra, realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e pelo CRAS-1, tem horário de visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A mostra fica no CRAS-1, na Rua São José, 223, no centro, é aberta ao público, com entrada gratuita e classificação livre.

O Sesc apresenta o filme A Menina Silenciosa, do diretor Colm Bairéad. O filme não é recomendado para menores de 14 anos, e a entrada é gratuita, com retirada de ingressos com uma hora de antecedência. O filme começa às 19h30, no Auditório do Sesc, na Rua Tibiriçá, 50.

A Casa das Belas Artes está com três filmes em cartaz. Às 14h, está em exibição o longa A Filha do Palhaço, do diretor Pedro Diógenes. O filme não é recomendado para menores de 16 anos. Às quatro horas da tarde, será exibido o filme A Metade de Nós, dirigido por Flávio Botelho e com classificação indicativa de 14 anos. Fechando a programação da Casa das Belas Artes, às 19h, é a vez do filme 1798 – Revolta dos Búzios, do diretor Antônio Olavo, com classificação indicativa de 14 anos. A Casa Belas Artes aceita somente pagamento em pix e dinheiro e os ingressos para cada uma das sessões custam R$ 40 a inteira e R$ 20 a meia entrada. O espaço fica na Rua Conselheiro Dantas, 500, na Vila Tibério.

Dentro da programação da Semana do Meio Ambiente 2024 da Prefeitura de Ribeirão Preto, nesta terça-feira, tem palestra do Instituto Lixo Zero, na temática Como Mitigar a Poluição?, às 19h, no Auditório Meira Júnior, no Theatro Pedro II. O evento é grátis e aberto ao público geral, sem necessidade de reservar ingressos. 

Ainda dentro da programação da Semana do Meio Ambiente 2024, nesta quarta-feira (5), das 9h às 12h, a Secretaria do Meio Ambiente realiza uma ação educativa de doação de mudas do Horto Municipal no calçadão do centro, próximo à base da Guarda Civil Metropolitana. No mesmo dia, das 13h30 às 16h30, tem duas oficinas no Bosque e Zoológico Fábio Barreto: Ornamentos Botânicos e Faça sua Árvore. As duas oficinas são gratuitas e para crianças de 4 a 12 anos. Programação completa aqui.

Dentro da programação do #MuseumWeek, o Museu Casa de Portinari, realiza a apresentação de um vídeo em suas redes sociais que destaca obras do artista com elementos e cenas naturais. A exibição será às 10h, nas redes sociais. Para assistir digite “museucasadeportinari” no Facebook ou Instagram.

*Estagiária sob supervisão de Mel Vieira e Rose Talamone

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.