Novo single, “O Ensimesmado”, é destaque do “Express Cultura” desta segunda-feira (22/4)

O single é a segunda faixa do álbum “Hasta El Final”, da banda Francisco, el Hombre, e está disponível nas plataformas de streamings e pelo YouTube

22/04/2024 - Publicado há 3 meses
Banda Francisco, el Hombre – Foto: Julia Mataruna e Alice Brondani
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta segunda-feira (22/4) traz como destaque a música do novo single da banda Francisco, el Hombre, O Ensimesmado, em parceria com Mart’nália e Ilú Obá de Min. O single é a segunda faixa do álbum Hasta El Final, e reflete sobre a presença da ausência, partindo do sentimento de luto. Você pode escutar o single nas plataformas de streamings ou pelo YouTube, que conta com um videoclipe.

Nesta quinta-feira, dia 25, às 19h, no Museu Casa da Memória Italiana, acontecerá a 5° noite beneficente do Museu, com ingressos no valor de R$ 180, que só podem ser comprados antecipadamente. Para adquirir convites, fazer doações ou obter mais informações, os interessados podem entrar em contato pelos telefones (16) 3904-2750 ou pelo WhatsApp (16) 99760-9946.

O Instituto do Livro promove a oficina cultural literária EmpoderaH. O programa, com duração de 6 meses, aborda diversos temas do universo feminino. A oficina gratuita começa no dia 24 de abril e continua todas as quartas-feiras, das 15h às 17h, na Rua Jácomo Rossi, 71, no Jardim Paulistano. As inscrições podem ser feitas pelo link disponível no Instagram @institutodolivrorp.

Esta é a última semana de exibição da mostra Nós Mulheres, da fotógrafa Lola Paola Martins, que traz retratos de mulheres em diferentes estágios da vida em várias situações cotidianas que refletem a realidade feminina. A exposição está aberta das 9h às 17h, e se encerra neste final de semana, no dia 28. A entrada é gratuita e para mais informações o Museu disponibiliza o contato (16) 3664-4284. A exposição fica no Galpão das Artes, no Museu Casa de Portinari, na Rua João Brisotti, 128, no centro de Brodowski.

O Teatro Santarosa oferece, nos dias 26 e 27 do mês de abril, uma oficina teórica e prática sobre as características do teatro do absurdo. O termo foi criado pelo crítico inglês Martins Esslin, para descrever uma série de dramaturgia pós-Segunda Guerra. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo WhatsApp, no número (16) 99741-0325, e o valor é de R$ 80.

A Companhia Divino Ato também oferece oficina teatral, mas dedicada ao estudo do trabalho de Bertolt Brecht, ícone do teatro moderno, junto com uma introdução à história do teatro ocidental. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através do link disponível no Instagram @divinoato, com vagas limitadas a 15 pessoas. O curso tem início no dia 11 de maio e acontece todos os sábados, das 10h às 12h, e segue até novembro deste ano. O investimento total é de R$ 600, com formas de pagamento disponíveis no formulário de inscrição.

Hoje tem a tradicional roda de choro na Praça Quinze de Novembro. A roda reúne os integrantes do grupo Choro da Casa e outros músicos da cidade, a partir das 20h30, embaixo do relógio da praça. O evento é gratuito.

*Estagiária sob supervisão de Gabriel Mendeleh e Rose Talamone

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.