O Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP, a Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP e a Editora Multifoco promovem no dia 7 de novembro, a partir das 18h, no Espaço de Eventos do IEA-RP, o lançamento do livro Imparcialidade Judicial e a Crítica Feminista, de autoria da professora da FDRP Fabiana Severi.
A obra é baseada na tese apresentada por Fabiana no concurso para o cargo de professora titular do Departamento de Direito Público da FDRP, que resulta de estudos realizados nos últimos anos sobre abordagens feministas em processos de tomada de decisão jurídica.
Nesses estudos, a professora investigou como o direito brasileiro tem abordado o tema da imparcialidade judicial, situando o lugar da crítica feminista e, especificamente, da abordagem de gênero nesse campo. Segundo ela, em vez de prejudicar ou de comprometer o ideal de imparcialidade judicial, as contribuições feministas têm se caracterizado pelo empenho em construir modelos que possam operacionalizar um juízo imparcial.
O livro já está disponível para venda no site da Editora Multifoco. No dia do lançamento, alguns exemplares também poderão ser adquiridos no local. O Espaço de Eventos do IEA-RP fica na Rua Pedreira de Freitas, casa 20, próximo ao prédio da Faculdade de Medicina, dentro do campus da USP em Ribeirão Preto. Mais informações sobre o evento: iearp@usp.br.
Sobre a autora
Fabiana Severi é professora titular do Departamento de Direito Público e do Programa de Pós-Graduação da FDRP. É responsável pelas disciplinas de Direito e Relações de Gênero, Teoria Geral do Estado, Direitos Humanos e Direito Constitucional. Realiza atividades de pesquisa e de extensão ligadas aos temas crítica jurídica feminista, acesso à justiça para mulheres e teorias democráticas. Participou do Programa Ano Sabático do Instituto de Estudos Avançados da USP entre 2021 e 2022. Coordenou o Projeto Reescrita de Decisões Judiciais em Perspectiva Feminista – Brasil, formado por uma rede de pesquisadoras e acadêmicas brasileiras de diversas regiões do País, entre 2021 e 2023.
*Assessoria de Comunicação do IEA-RP